Pão Diário - Guerras & a Arca da Aliança.

sexta-feira, maio 03, 2013

Olá Princesas *-* 
Vocês estão bem? Hoje plena sexta-feira, todo mundo querendo sair, fazer coisas diferentes, mas será que vocês lembraram de ler a Bíblia? Será que vocês deram uma estudada nos capítulos de I Samuel? 
Bom, hoje é dia dos capítulos 4,5 e 6, vamos aos comentários, espero que sejamos abençoadas!




Capítulo 4


# Os Filisteus Tomam a Arca

Podemos observar a constante irá entre os povos, os israelitas vão a guerra contra os filisteus e acabam perdendo a batalha e o mais importante a Arca da Aliança.

Pra quem não se lembra a Arca da Aliança é: descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos e outros objetos sagrados teriam sido guardadas, como também veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. Foi utilizada pelos hebreus até seu desaparecimento, que segundo especulações, ocorreu na conquista de Jerusalém por Nabucodonosor 

Como vimos nos capítulos anteriores, a mão pesada de Deus era bem conhecida pelo povo, aqueles que não sabiam do amor de Deus, de Sua fidelidade, o viam como um inimigo forte e poderoso. "Deuses chegaram ao acampamento. Ai de nós! Nunca nos aconteceu uma coisa dessas! Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? São os deuses que feriram os egípcios com toda espécie de pragas no deserto."  (I Samuel 4:7-8)

Nós sabemos o quanto a mão do Senhor era pesada para aqueles que eram contra Ele ou Seu povo, e o quanto os Seus modos de agir foram se suavizando com o passar dos séculos. Os filisteus apresentaram medo perante os "deuses" de israel, mas não tiveram medo de atacar, e fizeram desta guerra um massacre onde trinta mil homens foram perdidos, no fim da guerra levaram a Arca da Aliança com eles, nesta mesma guerra o Senhor cumpriu Sua palavra sobre a família de Eli.


Capítulo 5

# A Arca em Asdobe e Ecrom

Depois que os filisteus tomaram a Arca eles a levaram para Asdobe, lá a colocaram no mesmo templo de Dagom, o deus que eles serviam. Na madrugada do dia seguinte a chegada da Arca, eles encontraram Dagom caído com o rosto em terra, diante da Arca do Senhor, e foi assim durante 2 madrugadas, sendo que na terceira encontraram Dagom com a cabeça e os braços quebrados, apenas o copor estava no lugar. 

Vemos mais uma vez que não há nenhum deus além do nosso Rei, para Ele, apenas para Ele devemos levantar glórias e louvores, Deus é Deus e Ele nos mostra isso.

Depois disso, o povo de Asdobe sentiu o peso da mão do Senhor, eles foram atingidos com devastação e tumores. 

O povo de Asdobe não ficou nada satisfeito com o acontecido e imediatamente enviaram a Arca para Gate. Da mesma forma o Senhor castigou aquela cidade, Ele não admitiu que uma parte Dele fosse mantida com povos que não O respeitavam ou sequer O conhecia!

Os filisteus não se contentaram e levaram a Arca para Ecrom, mas nesta cidade as pessoas não queriam permitir nem a entrada dela, mas enquanto eles a manteram em suas terras, houveram transtornos e pragas. Assim decidiram que estava na hora de levá-la para longe.



Capítulo 6

# O Retorno da arca a Israel

Após 7 meses com a possa da Arca, os filisteus se reuniram com sacerdotes e adivinhos e eles disseram que era o momento de devolve-la aos israelitas acompanhada de uma oferta de culpa, assim eles seriam curados e livres da mão do Deus de Israel.

A Arca foi para Bete-Semes, guiada pelo próprio Senhor, os filisteus colocaram vacas em uma carroça e deixaram que sozinha elas fossem guiadas para o Deus de Israel, e assim foi feito, elas não estavam sozinhas, o nosso Rei as conduziu. Chegando na cidade o povo celebrou, adorou ao Senhor, com a oferta dos filisteus eles fizeram sacrifícios, mostrando a Deus o quanto Ele era merecedor de toda glória.

Contudo, você sabe como o homem é, né? Alguns não se contentaram e foram fuçar a a Arca do Senhor, é isso mesmo, eles queriam ir além e acabaram sofrendo com as consequências, naquele dia Deus matou setenta homens que olharam dentro da arca. O povo não se satisfez e não quis mais a Arca, não queriam estar mais na presença do Senhor (com a Arca) e enviaram mensageiros ao povo de Quiriate-Jearim para que eles viessem buscar a Arca. 

Que povo contraditório, né não? Primeiro eles adoram, depois fuçam onde não devem, depois não querem mais ficar com a presença de Deus... Somos tão falhos, erramos para realizar as vontades impulsivas da nossa carne e não queremos pagar pelas consequências dos nossos erros ;//  

Gente, Deus é perfeito demais, mesmo errando tanto Ele ainda nos perdoa, nos ama e quer o nosso melhor, a cada versículo vemos a grandiosidade de Deus, vemos que apenas Ele é Deus, só Ele é capaz de Fazer.



Deus as abençoe.
Thaís Oliveira,
Beijinhos ;**






You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts


Compre o nosso livro!