Pão Diário - Ser obediente é deixar de crer unicamente em si mesma e crer primeiramente em Deus!

domingo, maio 05, 2013


Olá Princesas *-* 
Tarde de domingo, dia de estar mais e mais próximas a Deus, certo? 
Bom, acabei não postando ontem os comentários dos capítulos 7,6 e 8 de I Samuel, mas eles estão aqui agora :))
Espero que vocês sejam abençoadas! 



Capítulo 7

A Arca ficou em Quirate-Jearim por 20 anos, e o povo buscava o Senhor, O suplicava, mas eles não abandonaram uma prática que ia contra as leis do Senhor, ainda idolatravam imagens, deuses estrangeiros, postes que não poderiam fazer nada por eles.
 Talvez você fique confusa como eu fiquei, afinal eles tinham a Arca ali, bem pertinho deles, a Arca representava a presença constante de Deus, e mesmo assim eles cometeram um terrível pecado. Na Arca estava as tábuas dos mandamentos do Senhor, e Deus diz em Êxodo 19:4-5: “Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, por que eu o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira geração.”
Pecado gera consequências, e Israel sofria com suas consequências, foi preciso que Samuel dissesse que já bastava, eles precisam acabar com todas as imagens e prestar adoração ao único Deus, ou seja, era necessário obedecer as vontades de Deus. 
O povo então obedeceu, e Deus foi fiel e zeloso para com eles, os livrou da morte, quando os filisteus tentaram atacar enquanto os israelitas estavam prestando adoração a Deus.
Mais uma vez podemos ver a grandiosidade do Senhor, podemos sentir o quanto Ele nos ama, o quanto cuida de nós. Sejam fiéis, pois Ele é fiel, Deus jamais te abandonará, não abandone Ele também. Quando os israelitas deixaram que Deus fosse o único Salvador, com entregaram suas vidas nas mãos do Único que pode cuidar da gente, a história começou a mudar!
Samuel ensinou ao povo a obedecer a Deus, ele próprio foi obediente, o amor dele pelo Reino do Senhor fez com que ele se tornasse juiz de Israel, e todos os dias de sua vida Samuel serviu ao Senhor.

Capítulo 8

Quantas vezes desejamos coisas, criamos sonhos e objetivos, que talvez não sejam das vontades de Deus? Quantas vezes pedimos oportunidades a Deus, sem antes pergunta-lo se esta é a vontade Dele, se Ele aprova? Dizemos que Deus está na frente de nossas vidas, mas será mesmo que temos posto isso em nossas atitudes?
Depois de tudo que o Senhor fez por Israel, os libertarem do Egito, os salvarem da morte, eles ainda escolhem abandonar a Deus... Quantas vezes nós abandonamos a Deus depois que Ele fez nossas vontades? Muitas né? E nós nem podemos imaginar o quanto isso magoa a Deus, nós não somos capazes.
Samuel ouviu a vontade do povo, eles queriam um novo rei, que fizesse a nação crescer, que lutasse por eles, mas eles não perguntaram isso a Deus, não questionaram se isso era bom. Os olhos dos israelitas estavam nas outras nações, que cresciam e estavam se tornando poderosas.
Dando as costas para Deus e para os líderes de fé que mantinham a estrutura da nação, eles imploraram por um rei, então Samuel orou e Deus disse que tudo bem, eles teriam um rei, mas primeiro explicou como este rei trabalharia.
Você já sabe, reis controlam tudo, querem metade de tudo que o povo produz, tem pagar tributos daqui e dali, escravos, servas, uma nova vida de escravidão, as palavras do Senhor não foram suficientes para acalmar a teimosia do povo, eles insistiram, e ganharam o aval do Senhor, teriam um rei, mas Deus não estaria ali quando eles precisassem.
Nós temos que ter cuidado com o que pedimos, essa passagem nos mostra o quanto podemos ir além das vontades do Senhor, o quanto desejamos coisas que não são boas para nós e se escolhermos ir em frente com elas pagaremos o preço. Precisamos ser obedientes, e antes de pedir, perguntar ao Senhor se o que desejamos é bom, se Ele se agrada.
A maioria de nós está na fase da adolescência se tornando jovens, para muitas esse ano tem vestibular, faculdade, são tantas escolhas, tantas decisões, o que fazer, o que escolher? Também estou vivendo este dilema e garanto que a melhor forma de conviver com estas mudanças é deixar Deus na frente de tudo, tome iniciativas segundo as vontades do Senhor, confiar em Deus não significa ficar sentada e esperar que tudo caía do céu, pelo contrário, é ter atitude e saber escolher, é entender que Deus está na frente e dará as suas oportunidades, você não pode dar bobeira, tem que agarrá-las!


Capítulo 9

Cabia a Samuel escolher o rei que cuidaria de Israel, e como tudo na vida de um verdadeiro servo de Deus, Ele mostra o melhor a ser escolhido. O Senhor mostrou que o jovem Saul seria o rei.
Em nenhum momento é citado qualidades espirituais em Saul, apenas qualidades físicas, ele era jovem, bonito e forte, provavelmente o tipo de rei que os israelitas queriam. O povo que adorava Deus queria um homem comum para subir ao trono, independente de servir ao Senhor ou se quer conhece-lo, para eles não importava a fé, eles queriam crescer como os mundanos, se igualar a eles.
Nos próximos capítulos vamos entender o que Saul se tornou, vamos ver como nossas escolhas são falhas e o que acontece para aqueles que escolhem caminhar com as próprias pernas, lutando sozinhos contra o inimigo.

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts


Compre o nosso livro!