Papo Sério: Ficar é certo ou errado?

quinta-feira, dezembro 19, 2013





A cada dia se torna mais comum entre os jovens a prática de "Ficar", virou modinha ir a festas e "pegar" uns carinhas, ir a um show e conhecer alguém por uma noite, ficar com um amigo da escola... Essa diversão que parece tão ingênua não é uma brincadeira ao olhos de Deus e tão pouco O agrada. E nós que escolhemos não "ficar" acabamos passando por ETS que não sabem nada da vida, né? Pelo menos é isso o que o mundo pensa, mas nós sabemos que Deus se agrada da obediência. 

Por ser um assunto que vira dúvidas em muitas mentes e algumas discussões também ;s, hoje trarei um estudo sobre o assunto, o estudo foi feita pela Revista Mega Teen - Mente Antenada & Coração Sintonizado, que foi utilizada na minha classe de adolescentes da igreja alguns anos.

Primeiramente vamos ao termo "Ficar": O que é ficar? 
  O que é ficar? O site Wikipédia.org traz uma boa definição. O ficar  pode resumir-se a um encontro de apenas um dia ou uma noite. Este pode implicar somente numa troca de beijos e carícias ou resultar também num envolvimento mais íntimo de caráter sexual, mas que não se prolongará por muito tempo. A par do que foi dito, o ficar diferencia-se do namoro também pela falta de expectativa que existe em torno da relação e da pessoa com que se está a curtir. (Fonte)

"Ficar" é...

A- "Ficar" é brincar com o inimigo
É ser seduzido pela própria cobiça. É dar espaço aos desejos impuros. É convidar o pecado para brincar. Com o tempo, esses desejos impuros tomam conta de você, e a brincadeira se torna um hábito, o hábito um vício, e o vício pode levar à morte (espiritual).
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:14-15)



 B- "Ficar" é comer manga verde
Quem já comeu manga verde se lembra de que dá uma dor de barriga... Sabe por quê? Porque ela precisa de mais tempo para amadurecer. Deus fez um tempo certo para cada coisa acontecer. Quem se antecipa ao tempo certo... tem "dor de barriga"!
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." 
(Eclesiastes 3:1)


C- "Ficar" é aprender a ser infiel
"Ficar" é a brincadeira da infidelidade. Quanto mais "ficantes", mais divertido. Ninguém tem compromisso com ninguém. "Ficar" e "fidelidade" são opostos. "Ficar" é sinônimo de "infidelidade".
"Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito."
(Lucas 16:10)


D- "Ficar" é dividir
Quando dois amigos "ficam", a amizade nunca mais é a mesma. Quando uma amiga "fica" com o garoto que a outra amiga estava "a fim", acaba a amizade entre elas. Na matemática do "ficar", 1+1=1 pra lá e 1 pra cá.
"Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.

Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna."

(Judas 1:18-21)


E- "Ficar" é desrespeitar
Beijar e acariciar, ser beijado e acariciado. Nessa "brincadeira" não há espaço para o respeito. Você desrespeita o corpo do outro e seu próprio corpo, onde habita o Espírito Santo.
"Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
(1 Coríntios 6:18-19)


F- "Ficar" é endurecer o coração
Para "ficar", você precisa endurecer o coração. Não há lugar para sentimentos como respeito, pureza, compaixão, amabilidade, consideração. É um jogo cruel em que cada um só pensa no seu próprio prazer.
''Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;''
(Hebreus 3:12-13)


G- "Ficar" é aprender a não se dominar
Passar a adolescência (e talvez a juventude também) guardando-se em pureza é prova de maturidade. O crente maduro sabe da importância do domínio próprio. Quem não sabe dizer "não" aos prazeres do "ficar" prova que não tem maturidade, pois não aprendeu a se dominar.
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."

(2 Timóteo 3:1-5)


H- "Ficar" é defraudar
Quando eu era uma criança, às vezes, meu irmão me oferecia um doce, mas quando eu aceitava, ele escondia e não me dava. Ele me deixava "passando vontade". Isso é defraudar: despertar um desejo que não será satisfeito. Ao "ficar", um desperta no outro um desejo sexual que não será levado adiante.
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;

Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;

Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação."

1 Tessalonicenses 4:3-7

Já deu pra entender o que Deus deseja de Seus filhos, né? Esperar a vontade do Senhor não é perder tempo, mas é uma declaração de amor que fazemos a Deus e a nosso futuro cônjuge. 

O mundo tem enfeitado essa prática de "ficar" todos os dias para nós. São como os comerciais de TV, as propagandas estão sempre lá, sejam na escola, na rua, nas festas... E sempre aparecem frases desse tipo em nossos ouvidos:

"Todo mundo está fazendo."
"Todo mundo gosta. Você vai gostar também."
"Todo mundo, às vezes, se sente sozinho. Quando a gente 'fica', diminui a solidão."
"Todo mundo 'fica' quando ainda é muito cedo para namorar." 

Lembre-se: fazer o que todo mundo faz nunca é bom, afinal nós já somos diferentes por termos escolhidos a luz de Deus, portanto, nossas atitudes devem ser diferentes, precisamos ser Sal e Luz. O que todo mundo gosta, pode não agradar a você, afinal quem usa cigarro gosta e isso não quer dizer que vamos gostar também. 

Se sentir sozinha? Ah, isso acontece com todo mundo mesmo, mas o diferente é que na gente essa solidão vem e passa, sabe por que? Porque o Espírito Santo habita em nós! E além do mais os nossos momentos de solidão devem ser usados para o nosso crescimento espiritual, profissional e para fazer as coisas que gostamos.

E a desculpa de que você pode ficar porque ainda é novinha pra namorar, não cola muito bem, lembra da manga verde? Se é cedo demais para namorar (para ter um compromisso de respeito com outro), então não é a hora certa de beijar e abraçar ninguém. O tempo certo vai chegar. Quem não espera tem "dor de barriga!" 

Princesa, por que passar de mão em mão para matar um pouco da solidão? Tenha certeza que poucos minutos após a sua "ficada" você se sentirá vazia outra vez. Não são abraços e beijos que serão capazes de preencher seu coração, apenas o amor de Jesus.

Não guarde apenas a sua virgindade, guarde seus pensamentos, seus lábios, seus braços... Deixe para colecionar momentos românticos com alguém que vai ser real em sua vida e que vai ser escolhido de Deus!

"Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois co oração saberá a hora e maneira certa de agir." (Ec 8:5)

Esperar Vale a Pena *-*
E aí, qual sua opinião sobre o assunto?
Beijocas ;*


You Might Also Like

4 Comments

  1. Muito bom e verdadeiro o que foi escrito nesse post, quanto mais eu vejo pessoas ficando, em jugo desigual e talz eu vejo que estou no caminho certo: esperando em Deus..
    tuestremeendodeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, pequena. É verdade, estamos no caminho certo esperando o que vem do nosso querido Pai.
      Estarei visitando teu cantinho ♥
      Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Amei amei viu!! tipo tava procurando isso.... obrigada

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!