Lendo "As Crônicas de Nárnia"

segunda-feira, fevereiro 10, 2014



Oi, meninas! A Paz do Senhor. Como vocês estão? Bem, como vocês podem observar pelo título do post de hoje estou trazendo mais um projetinho para o blog.. (não se enfureçam comigo, tá?) Acho que quanto mais coisas diferentes trazer, mais coisas legais teremos para compartilhar *-*

O projeto Lendo As Crônicas de Nárnia foi criado pela Pam Gonçalves, do canal Garota It, e consiste na leitura dos setes livros que compõem a linda obra de C.S Lewis. Conheci o projeto através do blog La vi en rose

Comprei o volume único da coleção ano passado e já li os três primeiros livros. Pretendo ler os quatro que ainda faltam ao longo do ano, indo e vindo de Nárnia muitas vezes *-* A ideia do projeto é concluir até dezembro a leitura dos setes livros - sem pressa e sem pressão - e falar sobre eles no blog. 



Você provavelmente já ouviu falar sobre Nárnia, se ainda não leu um dos livros, já deve ter visto um dos filmes ou pelo menos ouvido falar. Sim, Nárnia é aquele mundo fantástico onde um leão é o Rei, os animais falam e quatro crianças vivem grandes aventuras! Conheço Nárnia desde bem pequena, antes de ver os filmes, vi um seriado muito antigo sobre a série que passava num antigo canal de tv. Não me interessei pelo livro até o final do ano passado, até conhecer a biografia de C.S. Lewis.


Sir Clive Staples Lewis OBEmais conhecido como C.S. Lewis, foi um professor universitárioteólogo anglicanopoeta e escritor britânico, nascido na Irlanda, atual Irlanda do Norte. (Wikipédia)

Lewis cresceu em uma igreja anglicana, mas durante a adolescência se tornou ateu, um tremendo cara cético! Mas 1929, ele voltou a comunhão a igreja e voltou seu trabalho ao cristianismo. 

Nárnia sempre traz grandes questões, pessoas acreditam que possuem mensagens cristãs enquanto outras - já vi algumas pessoas dizerem isso - acreditam ser malignas (por haver um pouco de mitologia)... Mas enfim, acredito que cada um enxerga o que quer naquilo que lê. E o que pude absorver nos três primeiros livros foram grandes mensagens baseadas no cristianismo. Apesar dos livros serem infantis, a leitura é doce e inteligente, de um modo que permite pessoas de todas as idades lerem.



Os sete livros que formam Nárnia são: 

O Leão, a Feiticeira e o Guarda- Roupa - (1950)
O Cavalo e seu menino - (1954)
Príncipe Caspian - (1951)
A Viagem do Peregrino da Alvorada - (1952)
A Cadeira de Prata - (1953)
A última Batalha - (1956)

Como eu já li os três primeiros, vou ir fazendo as resenhas durante as próximas semanas, e de acordo com que for lendo os próximos quatro, farei as resenhas também. Alguém por aí que tem o velho mundo de Nárnia na estante quer me acompanhar? E você que já leu? O que acha do universo narniano? Deixa sua opinião nos comentários! *-*

beijinhos da Tha vindos direto de Nárnia ;*



  




You Might Also Like

4 Comments

  1. Tenho o volume único também e já li todos. Confesso que o meu preferido é O Cavalo e Seu Menino e A Cadeira de Prata. Eu não acho nem um pouco maligno, na verdade Nárnia é considerado um livro cristão. Acho que Lewis quis fazer como eu, escrever sobre Deus usando uma linguagem mais universal. Eu uso crepúsculo, ele usou mitologia.

    Eu gosto de comparar Nárnia coma a Biblia, porque acredito que os livros foram inspirados nela. Já notou a semelhança da criação de Nárnia e da tal àrvore do primeiro livro com os acontecimentos de Gênesis? Quando ler o último livro, A Ultima Batalha, você verá que a história é igualzinha à Apocalipse, com direito até à uma espécie de "anti-cristo" fingindo-se passar por Aslam.

    E, se você prestar bastante atenção, Aslam é Jesus. Já começa que ele é um leao, assim como Jesus é chamado de Leão da Tribo de Judá. E em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas, Edmundo comete um erro enorme, Jadis, a feiticeira (que na verdade seria o diabo), tem direito à vida dele por causa de sua traição e então Aslam (Jesus) morre na mesa de pedra (cruz) no lugar do Edmund (o pecador), tornando-o livre. E depois Aslam ressuscita.

    Enfim, Nárnia é uma série muito boa que eu altamente recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que tu disse, Bárbara! Como já li os três primeiros livros tem as noções iniciais do que você disse, e antes mesmo de começar a ler os livros eu fiz umas pesquisas e achei tudo isso aí também :))
    Mas, infelizmente muitas pessoas não enxergar dessa forma, uma pena porque Nárnia é mesmo uma grande obra!
    E é mesmo, o seu trabalho parece com o de Lewis *-*
    Espero que você continue deixando sua opinião nas futuras resenhas. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Gostei
    Só vi um dos filmes, acho que o primeiro mas nunca achei o livro.
    Fiquei interessada

    Beijos Nath (Blog da Cantini)

    ResponderExcluir
  4. Os livros são ainda melhores que os filmes, Princesa :))
    Se conseguir encontrar o livro ou ler online, não vai se arrepender.
    Obrigada pela visita, Deus te abençoe ♥

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!