A menina que colecionava borboletas {resenha}




Há umas duas semanas fui à uma livraria aqui no Rio e enquanto bisbilhotava alguns livros acabei encontrando A menina que colecionava borboletas. Há algum tempo já estava de olho nele, amo as ilustrações da Malena Flores e foi por ela que queria o livro, movida pela parte do meu ser que compra livros só pela capa, comprei o terceiro livro da Bruna Vieira e esta vem sendo uma das resenhas mais difíceis que já fiz.

Título: A menina que colecionava borboletas
Autor: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
3ª Edição
Nota: ♡ ♡  ♡ 
Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí.

A menina que colecionava borboletas é uma junção de várias crônicas escritas por Bruna, algumas inéditas e outras já postadas no Depois dos Quinze. A autora ao decorrer das 152 páginas se expõe aos seus leitores contando algumas de suas experiências amorosas, sua ida pra cidade grande, seus medos e sua felicidade.

Depois que comprei o livro e li as orelhas que fiquei super animada, porque imaginei que a autora iria mesmo falar sobre se tornar gente grande, sobre como é sair do casulo e virar uma borboleta. Afinal, a Bruna inspira muita gente e é uma grande garota, mas o livro não me passou tanta positividade assim. Acredito que alguns livros são apenas para algumas pessoas, A menina que colecionava borboletas não me leu, não foi pra mim.

Contudo, apreciei o modo como Bruna escreve, ela possui uma simplicidade pra escrever e faz com que cenas do cotidiano tenham um gostinho de poesia. As ilustrações da Malena estão maravilhosas e dá até vontade de sair arrancando-as do livro e colar nas paredes do meu quarto <3 A diagramação do livro também está perfeita!

Mas na minha humilde opinião acredito que a autora poderia ter escrito sobre centenas de assuntos diferentes, como uma garota sonhadora que sai do interior para a cidade grande, ela poderia ter inspirado mais seus leitores falando sobre sonhos, desafios, coragem... Mas ela acaba se prendendo muito no mundo dos relacionamentos e mesmo que ela seja uma especialista no assunto e o seu blog tenha surgido por isso, há muito mais coisas na vida de uma garota do que relacionamentos amorosos. Bruna passa a maior parte do tempo falando sobre a saída de relacionamentos falidos e à procura de outra pessoa pra ocupar o vazio no seu coração, como se ela só crescesse por causa das experiências amorosas que teve...


"Crescer é assim. Você aumenta de tamanho e ganha mais espaço aí dentro."
"Mas eu detesto este vazio, meu senhor."
"E quem gosta, garota?" (pg. 39)

"As pessoas gostam de dizer que você mudou, mas não querem saber o que te fez mudar." (pg. 111)

"Quando passamos a ser independentes, nossos sonhos se tornam uma bússola, e vamos descobrindo aos pouquinhos para que lado fica a tal felicidade." (pg. 148)


"Acreditar nos sonhos de alguém é uma das formas mais bonitas de demonstrar carinho e amor." (pg. 69)


O livro é bom e bonito, só que ele não entra na minha lista de favoritos. Alguém aqui já leu e possui uma opinião diferente? Adoraria conhecer a sua! E você que ainda não leu... Eu não acabei de te frustar né? Lembre-se cada um tem uma visão diferente, esse livro pode não ter sido pra mim, mas pode se encaixar perfeitamente em você!  


6 comentários:

  1. Eu ainda não tiver a oportunidade de ler, mas a maioria das resenhas que eu vejo dos livros da Bruna, e opiniões não são tão positivas. Eu também acho que ela deveria escrever mais experiencia de vida, e não tanto sobre relacionamentos! Quero ler para tirar mais conclusões sobre os livros dela.
    Beijinhos
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Fran e depois me conte o que achou. Também acredito que ela poderia buscar novos assuntos, mas...
      Obrigada pela visita, anjo ><
      Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Eu sempre tive um certo receio de ler os livros da Bruna; acho que são muito repetitivos quanto a esse sentido de só se tratarem de relacionamentos falidos e tal. Acho que ela poderia caminhar um pouquinho mais para romances mais sólidos, algo que saia mesmo dessa crise de 15 anos. Eu super curto a Bruna como blogueira; me inspiro em suas postagens, mas acho que não gastaria grana com um livro dela não asudhoasudh.

    Beijo, nenis!

    www.polenporpolen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, depois dos 15 tudo deveria mudar, né Débora? rsrs
      É melhor você esperar o livro ser disponibilizado na internet ou pegar emprestado com alguém, se não você vai gastar dinheiro a toa. Já vi que o livro também não seria pra você rsrs Obrigada pela visita, princesa ><
      Mil beijos :*

      Excluir
  3. aah quero muito ler esse livro !
    adoorei o post

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir

 
Princesas adoradoras © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo