Meu primeiro assassinato {Resenha}

sexta-feira, outubro 31, 2014


Oi meninas! Finalmente as provas da faculdade para esta semana acabaram e ainda deu tempo para finalizar a leitura do livro "Meu Primeiro Assassinato". Quem me acompanha no instagram viu que recebi este livro do Grupo Autêntica, nossos parceiros e é a primeira vez que resenho um livro do gênero policial aqui no blog.

Tenho uma séria paixão para livros/filmes/seriados do gênero, fiquei super empolgada com a leitura, mas assim que comecei confesso que o livro não me conquistou, fui lendo bem devagar e me mantendo o mais longe possível da história, mas não teve jeito, após umas 30 páginas já estava vendo em Maria Kallio, protagonista de Leena, uma verdadeira Kate Backett (protagonista da série americana Castle).

Título: Meu Primeiro Assassinato
Autor: Leena Lehtolainen
Páginas: 224
Ano: 2013 
Editora: Vertigo 
Nota: ♡ ♡  ♡ 
Depois de alguns anos na polícia federal, onde a rotina de autuações e interrogatórios de pequenos deliquentes a entendia, Maria Kallio retoma seus estudos na faculdade de Direito. Mas sente falta da ação e acaba aceitando substituir um colega no departamento policial de Helsinque.                  Assim começa sua primeira investigação criminal: um jovem, que passava um fim de semana na casa de seus pais em companhia de sete outros membros de um coral, é encontrado morto, afogado.                                                                                                                                     O culpado só pode ser alguém do grupo. Mas quem? Maria interroga um a um. Sua tarefa é árdua: ela conheceu a vítima e alguns dos suspeitos quando era estudante. E tem a mesma idade deles, o que não a torna muito convincente como inspetora neste caso. Além disso, todos tinham boas razões para detestar a vítima: um jovem rico, talentoso, bem-sucedido e conquistador... 


O fim de semana estava calmo na casa de praia dos Peltonen, Jukka havia combinado de passar aqueles dias com os amigos do grupo do coral na casa dos pais. Bebidas, música, ensaios, acompanhavam os amigos, até que um deles, o Jukka aparece morto no dia seguinte.

Maria Kallio, acaba de aceitar substituir um colega no departamento policial de Helsinque, após alguns anos na polícia federal, onde sua rotina era autuar e realizar interrogatórios de pequenos delinquentes, Maria retoma a faculdade de Direito, mas nem a mesma é capaz de trazer emoção a sua vida. Buscando sair da rotina, Maria aceita o emprego e começa sua primeira investigação criminal, a morte de Jukka.


O corpo Jukka é encontrado boiando no mar, inicialmente Maria suspeita de que seja uma morte acidental, até os peritos encontrarem um machucado na cabeça do rapaz e uma série de busca começa em terra e mar para encontrar o que poderia ter sido usado pelo assassino.

Além de Jukka, a casa estava ocupada por sete amigos e cada um deles entra pra lista de suspeitos de Maria, a narrativa de Leena Lehtolainen, nos leva para cada um dos interrogatórios, mostrando passo a passo a investigação.

Jukka era um jovem rico, bem sucedido, talentoso, conquistador e muito querido pelos amigos, mas será que havia mais em sua vida? E será que alguns dos seus amigos estava envolvido neste lado "obuscuro" da vida do rapaz? Quem era o assassino? E qual era o motivo?

Além de insegura por ser sua primeira investigação de assassinato, Maria acaba se envolvendo demais com o crime, Jukka era um velho conhecido seu e alguns dos integrantes do coral também, não sendo apenas isso, Kallio tem que lidar com o machismo que a cerca, com o fato de ser a única mulher no departamento e com o fato de quase sempre não agradar as pessoas a sua volta.

A trama se passa na Finlândia, o que traz um gostinho novo para o livro, estamos distantes dos solos americanos, do FBI e das características clichês dos livros de suspense. O livro é narrado em primeira pessoa, pela Maria, e ao mesmo tempo em que conhecemos todo o processo de investigação, a autora nos leva a questionamentos pessoais da própria Maria, o que pode tornar a obra um pouco cansativa.



Meu primeiro assassinato é uma ótima leitura para quem curte o estilo investigativo/criminal, é uma leitura leve e nos leva em uma viagem por uma cultura totalmente diferente da nossa. Este é apenas o primeiro volume, Maria possui novas aventuras e estou louca para ler cada uma delas!


You Might Also Like

2 Comments

  1. Uau! Eu a-m-o livros de romance policial! (Ou sem romance mesmo, tanto faz rsrsrs). Sou apaixonada por Agatha Christie e tudo o que pareça com ela rsrsrsrsrs
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro e já o coloquei na minha listinha! Mil beijos!

    http://amada-do-rei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!