10 coisas sobre a vida em universidades federais

quarta-feira, novembro 26, 2014


Há semanas não faço nenhum post relacionado a coluna Princesa Universitária e uma parte imensa de mim me culpa por isso, porque disse a vocês que comaprtilharia tudo deste momento tão especial com vocês e preciso fazer isso! Já estivesse no lugar da maioria de vocês, fiquei louca com o enem, queria saber informações sobre como era a vida universitária e coisas do tipo, então acho bem válido o post de hoje, sempre tem uma coisinha ou outra que você não sabe, vai que você descobre hoje?

Crie métodos para estudar:
Não estou mais na escola e o meu passado me condena no quesito organização, sou o tipo exagerada e esquecida, sabe? Revisar matéria sempre foi uma coisa louca pra mim. Mas pela primeira vez na minha vida estou conseguindo lidar com isso, ainda continuo escrevendo demais e as minhas anotações que deveriam ser breves resumos - são enormes! -, mas aprendi a estudar para as provas antes e não deixar tudo para a última hora.

Uma coisa importante que aprendi foi prestar atenção nas palavras chaves de cada autor, como lemos muitos textos essa é a única solução para lembrar a essência do que cada um deles diz. Gravo aulas das matérias que tenho mais dificuldade e as ouço em casa, ajuda muito para fixar a matéria.

Hora de bandeijar:
As universidades federais possuem imensos restaurantes, que são conhecidos pelos alunos como bandeijão, a comida é gostosa e baratinha, o que se encaixa perfeitamente na vida de um universitário, que quase nunca tem dinheiro haha

Separe uma grana para xerox:
O nosso material de estudo na maior parte do tempo são textos, e não há apostilas como na escola ou nas faculdades particules, aqui é na base da xerox mesmo. Meus professores amam passar textos, e ainda não posso dizer que li muitos, talvez uns 25 nesse período, mas descobri ontem que em alguns períodos à frente, lerei aproximadamente esse número em uma única matéria... Imagina isso! Quantas moedas vou ter que poupar, poxa, poxinha ;s!

Se prepare para conhecer pessoas de todos os lugares:
Sou uma capixaba perdida no Rio, mas tem paulistas também, tem gente do sul, tem mineiros, baianos, tem gente do nordeste todo e do norte também, tem até gente do exterior! Semana retrasada mesmo encontramos com um grupo de mexicanos no bandeijão! É uma oportunidade incrível para aprender culturais novas e conhecer pessoas muito diferentes de você.

Tem festa quase todo  dia:
Acho que toda federal é assim, como as pessoas estão distantes de casa e não tem mais limite de horário e papai e mamãe mandando no nariz, adoram festejar. Como disse uma amiga minha: "Se o pessoal estudasse como faz festa na rural, nossa universidade seria Harvard!", ela falando na hora juro que foi engraçado. Mas é assim mesmo, os professores até brincam nas aulas, porque sempre tem um aluno com a cara amassada que entrega que está de rassaca. Então pra quem curte festas, as federais são um paraíso.

Os professores não são monstros, eles ligam pra você sim!
Vivia ouvindo na escola aquela chantagem linda que os professores fazem quando os alunos não querem nada com nada: "Quando você for pra faculdade vai ter que se virar sozinho, o professor não vai ligar pra você!", realmente os professores não te tratam como criança, afinal você não é mais uma, mas eles olham pra você como um amigo de profissão e vão te ajudar à sua maneira. Alguns professores são mais sérios e mais fechados, mas a maioria das meus pelo menos, nos ajudam sempre, indicam livros, materiais extras de estudo e dão dicas para a vida universitária. Eles não estão ali pra perder tempo, mas eles não mordem nem dão susto, são legais na verdade!

"Cuidado com o CR!"
Todo mundo fala isso quando passou um feriado a toa enquanto poderia estar lendo os textos da aula de medieval! O CR é nada mais nada menos que a soma das notas de todas as suas matérias dividas pela quantidade das matérias, é um númerozinho muito importante que definirá muito da sua vida dentro e fora da universidade, geralmente ele é utilizado para a sua aprovação em bolsas de pesquisas ou até mesmo depois da universidade em concursos públicos.

Tudo é mais difícil antes de ser feito:
Quando você olharpara a pilha de textos que tem para ler e achar que não vai lembrar de nenhum conteúdo para você, vai descobrir que depois de estudar você realmente conseguiu aprender e que não era tão difícil assim. O mesmo acontece com os seminários e com os trabalhos, basta um pouquinho de dedicação, não é bicho de sete cabeças!

Você acabará sendo tachada como "conservadora":
Sim, você estará num ambiente novo com um muitão de gente nova, e uma coisa terá que ser colocada em prática: o respeito extremo pelo próximo. Porque você vai ser muito diferente dos seus colegas e isso inclui sem vista como conservadora. Se você não bebe, não fuma, não gosta muito da ideia de ficar com as pessoas em festinhas e nem gosta de ir as festas, vai ser a "estranha", mas tudo bem, todo mundo sobrevive.

Você vai se apaixonar pela a sua universidade:
Ela pode não ter nada demais, mas será a sua casa por muitos anos! Você vai amar seus prédios antigos, vai amar as árvores, as cadeiras, o bandeijão e tudo mais o que caber nela. Será uma época importantíssima da sua vida, não há como sair ileso desse sentimento.

Meus 3 meses na Rural me ensinaram essas e mais algumas coisinhas, vou contando em mais posts, mas e aí, vocês tem alguma dúvida? Responderei com prazer! E alguém aí tem alguma dica de federal para dar? Vou amar saber *-*

Fiquem na paz!
Abraços de panda. 

You Might Also Like

4 Comments

  1. Dica é ser quem você é, mesmo sofrendo qualquer tipo de pressão. Você sempre vai achar "alguém da sua turma".

    Deus abençoe!

    A arte de louvar
    www.aartedelouvar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigada pela dica, Amanda *-*
      Deus te abençoe também!
      Beijinhos :*

      Excluir
  2. Adorei o post! por um lado, estou com medo da faculdade, por que muita gente me assusta mas na verdade, eu sei que nao é nada demais, nao é nem um bicho de sete cabeças, e por outro lado, estou ansiosa por que sei que irei aprender muito, tanto na escola, quanto com as pessoas que irei conhecer!

    O jeito é estudar né? tô indo pro terceiro ano do ensino médio, ahaha


    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estuda mesmo, moça, porque passa mais rápido do que você imagina rsrs
      Vai ser maravilhoso, tenha certeza *-*
      Obrigada pela visita.
      Beijinhos :*

      Excluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!