Como obter respostas às nossas orações?


Alguma vez você já se perguntou se tem feito suas orações da maneira certa? Será que elas não estão sendo respondidas por que você tem feito alguma coisa errada? Não estou dizendo que há um método para ser seguido por todos, como uma oração universal, mas existem três condições que precisam estar presentes em suas orações e que você não pode esquecer.

Embora a lista de livros que falam especificamente sobre orações seja imensa, o melhor manual a ser seguido é a Bíblia e durante suas passagens ela nos ensina como orar nos garantindo que Deus nos ouvirá e no tempo certo nos responderá. A Bíblia estabelece três condições estabelecidas por Deus que devemos obedecer, são elas:

1 – Orar em nome de Jesus;

2 – Orar de acordo com a vontade de Deus;

3 – Orar com fé.
1 - Orar em nome de Jesus

“E tudo quanto pedirdes, em meu nome, isso farei...
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
(João 14:13-14)

Desde pequena mamãe sempre me disse que deveria encerar minhas orações falando: “em nome de Jesus, amém!”, naquela época não entendia muito bem porque disso, mas com o tempo ela me ensinou que Jesus era o único que poderia levar as minhas orações ao Rei, era como se ao orar eu desse início a uma ligação a Deus, antes das minhas palavras chegarem a Ele teria que falar com Jesus.

Jesus é o fio que nos liga ao Senhor, Ele é o caminho e só através dEle podemos nos aproximar do Pai. Mas “em nome de Jesus” não é uma frase mágica que resolve todos os nossos problemas e nem garante o sucesso das nossas orações, a Bíblia nos diz que entre Deus e o homem o único mediador é Jesus, se desejamos que nossas orações cheguem ao Mestre precisamos antes entregá-las ao Filho dEle, porque apenas Ele tem os privilégios especiais para levar nossos pedidos ao Pai.

2 – Orar de acordo com a vontade de Deus

“... se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade,
ele nos ouve.”
(1 João 5:14)

Em minhas orações sempre digo a Deus que seja feita a vontade dEle e não a minha, mas o que isso significa? Que permissão é essa que estou dando à Deus sobre a minha vida? Ou o que adianta conceder isso à Ele, se vivo nutrindo o meu coração das minhas próprias vontades?

Quando conhecemos a palavra do Senhor, e deixamos que ela e o Espírito Santo nos oriente, começamos a compreender qual a vontade dEle, por mais que não saibamos exatamente quais sejam os planos dEle para nós, sabemos de tudo o que Ele já fez para os Seus demais filhos, afinal conhecemos as histórias deles. Sabemos das maravilhas que Deus fez por José, por Ester e por Rute, e assim podemos nos nutrir para esperar pelo o que Ele vai fazer por nós também.

Com o conhecimento da palavra também aprendemos aquilo o que Deus reconhece como bom e ruim, e assim vamos aprendendo a viver de acordo com a sua vontade, e isso estará refletido em nossas orações.

“Em João 15:7, Cristo diz que se mantivermos comunhão com Ele e se Sua palavra estiver em nós, tudo quanto pedirmos conseguiremos. Isto quer dizer que temos que crescer no conhecimento de Deus, na compreensão da Sua vontade para nós.” ( Odila Brada de Oliveira)

Jesus nos ensinou a dizer ao Pai: “Seja feita a Tua vontade”, e claro assim devemos orar, não como uma frase clichê, sem significado algum, mas como um reconhecimento de que sabemos e cremos que a vontade do Senhor é o melhor para nós. Afinal, a Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. (Romanos 12:2)
3 – Orar com fé

“Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor.” (Tiago 1:6-7)

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
(Hebreus 11:6)

Sem dúvida esta é uma condição que não pode faltar em suas orações, sem ela não há chance alguma de seus pedidos obterem uma resposta! Orar sem fé é a mesma coisa que não orar, como você espera que alguma coisa aconteça se você não possui fé para crer nela? Ou como você ora para Alguém, se você não possui certeza de que Ele existe?

A fé é a chave mestra do nosso relacionamento com Deus, em Mateus 21:22, lemos: “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”, sua oração depende da sua fé, para alcançarmos as promessas maravilhosas que Deus tem para as nossas vidas, primeiros precisamos crer nEle e ter fé para orar, para conversar com Ele.

A fé não é um estado mental em que desejamos desesperadamente algo, você querer muito entrar na faculdade não significa que você tem fé que entrará, não funciona como uma concentração. Nem é força de pensamento positivo, não é porque você acredita que dias melhores virão, que você é uma pessoa 100% positiva que as coisas vão acontecer para você. Fé é uma atitude de confiança, é colocar nossa confiança em Deus e em Sua palavra.

É ter certeza que esse Deus existe, mesmo que Ele não esteja visível à nossos olhos, mesmo que não possamos tocá-Lo. Lembra de quando você era uma pequena garotinha que ainda não sabia nadar? Quando você estava na praia ou na piscina com seus pais e eles pediam que você confiasse neles e nadasse até onde eles estavam, o que você fazia? Mesmo com medo você confiava, batia seus braços e perninhas e tentava ao máximo chegar até onde eles se encontravam, se você começasse a afundar antes eles simplesmente vinham até você e te pegavam no colo.

É desta mesma confiança que você precisa, mesmo não sabendo o que vai acontecer ou como, confiar é preciso, porque a vontade dEle é boa, perfeita e agradável, lembra?

E para ter essa fé, essa confiança, que para o mundo é locura, precisamos nos manter numa vida limpa, precisamos nos esvaziar do mundo e nos encher de Deus. Precisamos buscar a presença do Pai, ler Suas Escrituras e manter uma comunhão com Ele, através da leitura e da meditação sobre a palavra e através da oração.

São pessoas assim que alcançam as respostas às suas orações. Deus não nega a oração de um filho.

 Se você já mantêm essas três condições não se preocupe, suas orações estão ouvidas pelo Criador, se elas ainda não foram respondidas não se preocupe, tudo tem o seu tempo, Deus te falará em breve, continue confiando. Caso você não faça uma destas condições, está na hora de melhorar, hein mocinha? Precisamos crescer todos os dias e Deus sempre nos ajudará.

O mais importante: orar não é chato nem repetitivo, é uma conversa com Deus! De acordo com que você vai conversando, seu relacionamento com Ele vai crescendo. Gosto de imaginar que estou conversando diretamente com o Pai, às vezes imagino que estamos caminhando em um jardim enquanto conversamos, quando estou muito pra baixo, imagino Seus braços envolta de mim e sinto Suas mãos secarem às minhas lágrimas. Talvez imaginar situações assim te ajudem à mantêr um diálogo puro com Deus.

Deus está há uma oração de distância, não se esqueça disso! Ele está a espera da sua oração, ou melhor da conversa de vocês. Não hesite em contar as coisas para Ele, por mais que Ele saiba tudo que aconteceu e que ainda acontecerá na sua vida, Deus ama ouvir dos seus lábios, Ele ama ter esse laço contigo, não perca essa oportunidade! E não esqueça dessas três condições, elas ajudarão a trazer respostas às nossas orações.


Você tem dicas de estudos? Tem dúvidas que gostariam de serem respondidas? Talvez eu possa ajudar você. Há muito tempo não dedico o blog a esse espaço, mas ele está finalmente aberto de novo. Você pode deixar sua dúvida nos comentários ou entrar em contato comigo por e-mail: thaiisoliveira_@outlook.com ou pelo e-mail do blog: princesasadoradoras@hotmail.com 
Estou à disposição! :)

Abraços apertados;
Paz!

3 comentários:

  1. Ótimas dicas! Então, eu estou orando certo. Graças á Deus!
    Amei seu blog. Poderia retribuir a visitinha. Espero voltar sempre.

    verbomaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! *-* rs
      Fico feliz por ter gostado, princesa ♥
      Tomara que volte mesmo, ficarei muito feliz :D
      Obrigada pela visita! Vou correndo conferir o seu.
      Mil beijos :*

      Excluir
  2. uso muito o versículo "tudo que pedirdes em meu nome crendo recebereis" e quando eu uso ele sei que vou receber porqe estou pedindo em nome de Jesus, e claro orando de acordo com a vontade do pai, e naum adianta o primeiro e o segundo passo se não tiver o terceiro a fé.
    Beijos ♥
    Filha do Rei
    Deixe Seu blog de cara nova! encomende seu Layout

    ResponderExcluir

 
Princesas adoradoras © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo