Vencendo a ansiedade – Parte II

quinta-feira, janeiro 08, 2015


A ansiedade que é mantida pelos medos do mundo... 

O nosso primeiro estudo sobre Ansiedade foi voltado para as aflições e incertezas que encontramos dentro de casa, hoje vamos nos focar na ansiedade que surge fora do lar. O que te faz ficar temerosa?

Quando fechamos a porta de casa e encaramos o mundo, deixando as barras da saia da mamãe e encarando tudo lá fora sozinha podemos encontrar centenas de situações que nos colocarão para baixo e que podem nos levar a ansiedade e depressão.

Uma das buscas mais profundas que um adolescente faz é pela identidade própria, todo mundo fica louco pra se descobrir. Vai me dizer que a senhorita não ficou louca para se encaixar em algum grupo da escola? Ninguém quer ficar sobrando! Talvez o grupo das ‘patricinhas’, dos ‘nerds’, ‘descolados’, ‘fofoqueiras’, a turma do ‘esporte’, das ‘garotas lindas, mas muito inteligentes!’. A verdade é que queremos ser bem aceitas em algum grupo e fazer parte dele para sempre.

Queremos saber do que gostamos e do que somos capazes de fazer. Queremos ser alguém na escola, na rua e na rodinha de amigos. Mas e quando a gente não se descobre? Ou quando ninguém descobre a gente? Já se sentiu como se não fizesse parte de grupo nenhum? Como se ninguém gostasse de você e nada do que fizesse é suficiente?

Muitos jovens e adolescentes tem se sentido frustrados por descobrirem que não fazem parte da ‘turma’. Em situações assim essas pessoas acabam vivendo em tortura psicológica e alguns chegam a experimentar e viver na companhia de um complexo de inferioridade.

“Por que eles não gostam de mim?”

“O que foi que eu fiz pra nascer tão feia e esquisita?”

Esses complexos podem nos acompanhar pela vida toda e sem que percebamos pode consumir grande parte da nossa vida.

O mundo adora criar padrões e rótulos. A garota do comercial de shampoo é diva! Enquanto você é apenas mais uma esquisita. Ter estrias? Eca! Não sei se você viu, mas tem pomadas pra isso agora. Ai meu Deus! Essas espinhas nunca me deixarão ter um namorado! Sério, a mídia vive nos dizendo o que é belo e o que é feio, o que está na moda e o que deve ficar no passado, e por mais que digamos que isso tudo não nos influencia acaba influenciando sim.

Quantas vezes nos olhamos no espelho e dissemos que precisamos emagrecer pelo menos uns 5 quilos? Dizem que o meu cabelo é melhor liso do que cacheado, então bora pro salão! Precisamos ser magras, sem espinhas, com o cabelo perfeito, uma maquiagem excepcional, Iphone na mão e roupas m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s! Se não for assim, não seremos ninguém.

Isso tudo parece chilique de adolescente, né? Quem dera se fosse! A verdade é que satanás não perde tempo para embarcar nesse trem. Quando ele vê uma mocinha chorando porque se sente feia, ai que ele sussurra que ela é feia mesmo, porque ele sabe que isso é uma baita mentira e ele é quem? O pai da mentira! Ele também sabe que enquanto essa menina estiver cheia de complexos ela não vai conseguir se sentir bem, e isso também significa que ela se esqueceu do valor que Deus a deu ou nunca soube. Você acha mesmo que o inimigo vai perder essa oportunidade, moça? Não, ele não deixa escapar nenhuma oportunidade.

Mas a verdade é que somos o oposto do que a sociedade nos diz, todas nós somos lindas a nossa maneira. Nós sabemos que fomos feitas à imagem e semelhança de Deus, mas quase nunca plantamos essa palavra em nosso coração. No Salmo 139, 4 versículos tocam profundamente o meu coração:

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de Ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16)

Todas as obras do Senhor são maravilhosas, e nós fazemos parte delas certo? Nós fomos planejadas por Deus desde o ventre de nossa mãe e desde lá Ele permanece de olho em nós. Quando dizemos a nós mesmas que somos feias e esquecidas estamos insultando a Deus também, porque somos como Ele nos quis fazer.

Precisamos encontrar o amor do Senhor, porque apenas Ele nos mostrará nosso valor real. Você é uma princesa sim, e Deus quer te mostrar o que isso significa! Não caia nas ciladas de satanás, não deixe que ele te aprisione.

Outro dilema que encontramos além dos portões da nossa casa são as expectativas para o futuro. Queremos ser alguém. Queremos ir pra faculdade e estudar o curso dos nossos sonhos. Queremos ter uma carreira abençoada que nos dê uma boa vida. Mas antes de tudo isso acontecer encontramos muitas lutas, precisamos ir à escola, depois tem o vestibular, o Enem, a aprovação naquela faculdade... Convivemos com o medo de não passarmos, as ânsias ao fazer cada uma das provas e se teremos condições financeiras de nos manter na faculdade.

Tudo isso acumulado soma em mais pesos para o nosso coração e se nos apegarmos nessas sensações de medo e aparente incapacidade, não encontraremos os sonhos de Deus para nós.

O post vai ficar um pouco longo, mas preciso deixar aqui essa passagem registrada por inteiro:

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:25-34)

Assim como Deus veste as flores do campo, Ele suprirá as suas necessidades, você não precisa adoecer por causa dessas preocupações. Continue estudando, continue trabalhando, continue se dedicando... Só não enlouqueça pelo amanha e nem deixe que o medo te paralise.

Quando você entregou suas vidas nas mãos do Rei, você Lhe permitiu que trabalhasse nela todos os dias da sua vida.

Talvez tudo o que disse aqui, todas as situações que mostrei, não sejam se quer parecidas com a que você está vivendo, mas Deus sabe e pode tudo mudar, pequena. O mesmo Deus que te guarda, é Aquele que sonda o teu coração e pode curar qualquer ferida e derrubar qualquer montanha, você crê?

Abra seu coração para o Senhor e entregue seus anseios nas mãos Dele. Fale do que tem de perturbado e tirado a paz do seu coração, Deus é seu Pai e deseja cuidar de você. Ele quer te dar um novo sentido para a vida! Lute menina e vença essa ansiedade. Você não está só. 

You Might Also Like

1 Comments

  1. Sem palavras! De verdade, parece um resumão da minha vida emocional hahahaha Ah, nosso Pai cuida tão bem de nós, nos valoriza e ama tanto, e isso deixa o inimigo furioso demais! Como você disse, para acabar com tudo o que o Pai nos deu, ele mente e mente muito! Mente sobre o nosso passado, sobre o presente e coloca o maior número possível de dúvidas com relação ao nosso futuro!
    Que você se disponha sempre a ouvir a voz do Senhor, pois tenho certeza de que Ele sussurrou e você foi escrevendo!! Deus abençoe ♥
    euperfumo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!