Disseram que seus sonhos são impossíveis? Deixa eu te contar uma coisa...



Talvez este texto devesse ser escrito daqui há alguns meses, ele podia ser postado próximo aos dias do Enem ou das provas dos vestibulares, mas sinto uma necessidade tremenda de escrevê-lo e postá-lo agora, porque assim como você já estive nessa posição louca que é o último ano no ensino médio e a aflição que é esperar pelo o que vai ser do seu futuro. Cada pessoa enfrentará esse ano de uma forma, alguns mais relaxados, outros presos as suas apostilas e cadernos, alguns enfrentarão problemas pessoais e terão aqueles que ainda terão que lidar com uma porção de gente que desacredita nele, acho que esta última é um dos obstáculos mais difíceis.

Todo mundo vive dizendo: "Não importa se fulano ou ciclano não acredita em mim, eu acreditar é o suficiente!" Concordo em partes, porque se você não acreditar em você mesma, o mundo todo pode acreditar, mas mesmo assim você não encontrará forças para dar um passo adiante. Agora, o mundo todo não precisa acreditar em você, mas para o nosso coraçãozinho jovem é mais que fundamental que algumas pessoas muito importantes acreditem e confiem em você. Você já olhou nos olhos do seu pai ou da sua mãe e viu total desconfiança? Um deles já virou pra você e disse que o seu sonho de ser médica ou advogada é um absurdo? É duro ver aquela risadinha de deboche, e talvez eles nem façam por mal, é só um reflexo da própria educação que tiveram: eles não foram criados para estudar, mas sim para trabalhar. 

Muitos pais por aí dão mais valor ao trabalho do que aos estudos, não discordo que o trabalho seja importante, mas estudar é fundamental, e será estudando que o seu filho alcançará um emprego de qualidade. O que não concordo nesses pais é o descaso que eles dão a educação, "Meu filho vai fazer o ensino médio e depois acabou o descanso, vai trabalhar porque eu não vou trabalhar pra ele ficar só estudando." Tudo bem, é claro que ele (a) pode conciliar estudos com trabalho, o que o senhor ou a senhora não podem fazer é impedir o seu filho de estudar.

E é pra você moça, que anda ouvindo demais que os seus sonhos são impossíveis que escrevo hoje. Quero lembrá-la que nem todos na humanidade tiveram a sorte de ter uma vida mais leve e "fácil", há muita gente por aí ralando tanto quanto você pra realizar seus sonhos, há muitos jovens que andam ouvindo de pessoas queridas que eles não darão em nada, mas esses mesmos jovens continuam encarando o espelho e dizendo: "eles estão errados, eu sou capaz sim!" Não quero falar hoje apenas como uma jovem, quero apresentar a você a minha visão de fé também.

Nós vivemos dizendo que a nossa fé é capaz de mover montanhas, nós cremos em um Deus que faz milagres. Vimos paralíticos andarem em nossas igrejas, vimos casamentos serem restaurados, ouvimos histórias de pessoas que ressuscitaram da morte e foram transformadas por Cristo, mas quando nosso pai vira pra nós e sorri com descaso sobre o nosso desejo para o futuro, nós abaixamos a cabeça, nós choramos e mesmo relutantes aceitamos um futuro pequeno e em preto e branco, tão diferente daquele que estamos sonhando há anos. Você acha isso normal? Aceitável?

Sinceramente, eu nunca aceitei isso. Sonhar é a coisa que mais fiz na vida e na maioria dos meus sonhos o tal impossível sentou ao meu lado na cama e disse: "Isso aí não vai dar não, Thaís." Mas enquanto eu olhei para o céu vi uma resposta diferente para cada um dos meus sonhos: "Comigo isso é possível, Thaís." Um dia Deus usou alguém para me dizer que os meus sonhos estavam sendo vistos por Ele, e sabe o que vem acontecendo desde então? De mansinho Ele tem realizado aqueles que pareciam, e eram na verdade, tão improváveis de acontecer.

O segredo para isso? Seu pai ou sua mãe podem não acreditar em você, mas Deus acredita, sabe por que? Porque foi Ele quem te projetou, foi Ele quem escolheu cada detalhe de você e é Ele quem inspira seus sonhos. A Bíblia diz que fé é crer naquilo que não vemos, mas que esperamos (Hebreus 11:1), ora pra mim sonhar sempre foi um atributo daqueles que tem fé. Porque se você é capaz de crer em um Deus que nunca viu, se você conversa com Ele todas as noites e não teme contar tudo a Ele, por que não pode confiar que Ele é capaz de te ajudar e impulsionar a criar um futuro melhor?

Sei que escrever você é capaz ou mesmo que pareça impossível, tente!, não basta, você só será capaz de acreditar nessas palavras quando senti-lás com o coração. A luta diária é muito diferente do que simplesmente falar, e os obstáculos que vão surgindo no nosso caminho podem vir com tanta intensidade que eles são capazes de nos fazer desacreditar devagarzinho, mas pare pra pensar só um pouquinho, vá até sua janela e olhe a lua que nasceu no céu, lembre-se que o mesmo Criador do Universo é o responsável por esse sonho que ganha vida todas as manhãs em seu coração.

O mesmo Deus que transformou o pequeno José em um grande governador do Egito pode mudar a sua história. O sacrifício de Jesus naquela cruz não foi pra que você vivesse uma vida mais ou menos aqui, o Cordeiro veio para te dar vida lembra? E vida em abundância, particularmente vejo esse "abundância" como sinônimo do melhor desta terra. A própria Palavra diz que a vida não será fácil, não é um mar de rosas, mas você pode determinar viver o melhor desta terra e com Deus você é capaz de realizar! Sonhe e ouse, creia e realize. Não fique apenas admirando milagres, permita que os milagres aconteçam na sua própria vida.    

Mesmo que as pessoas que você ame não acreditem em você, passe a olhar para Aquele que realmente acredita no seu potencial. Deus é um Pai, é o seu Pai, e se você buscar a face dEle, verá que Ele torce por ti tanto quanto uma torcida torce por seu time numa final. O estádio pode estar vazio, ou melhor, o estádio pode conter você e Deus, apenas, mas deixa eu te contar outro segredo: "É mais do que suficiente para ganhar!"

Já estou vendo seu nome sendo aprovado naquela bolsa do curso de inglês, ou aquela princesa linda ali sendo aprovada naquela universidade federal que tanto sonha!E aquele moço que quer tanto fazer um intercâmbio? Ah, Deus vai abençoar ele também!  Se esforce, faça a sua parte e creia, o resto é com Deus! (minha mãe sempre disse isso, e não é que funcionou?!)



Um beijo da estudante de História da UFRuralRJ
que dedica a sua aprovação na faculdade ao Deus Todo Poderoso!

3 comentários:

  1. Awwn Thaís, Esse texto foi pra mim, certeza! <3 Devo dizer que concordo plenamente com tudo que disseste, amada! E, no fundo, é verdade que quando as pessoas menosprezam nossos sonhos (principalmente pessoas que amamos),, nós realmente ficamos com tendencia a desacreditar deles tbm :( E claro que isso não é nada bom! No meu caso, tem sido exatamente assim.. Mas ultimamente tenho colocado "o pé na parede" e me obrigado a não dar atenção pra esse tipo de coisa, é que, aprendi também que se os sonhos são seus É VOCE QUEM TEM DE SONHAR E ACORDAR PRA IR ATRÁS DELES.. E que não adianta de nada ficar só falando e se deixar vencer pelo desanimo das criticas dos outros.. Eles não sabem de nada sobre os seus sonhos, se é voce quem sonha, É VOCE QUEM TEM DE REALIZA-LOS {Touché?)

    Tem uma frase que fica bem pertinho da minha cama, pra que eu possa me lembrar sempre dela, diz assim:
    "Só não abandones os teus sonhos. Sem eles tu podes continuar a existir, mas deixas de viver'' Mark Twain
    (Acho ela inspiradora, sobretudo porque já tive de aprender na mara, sentir na pele o que é CONTINUAR A EXISTIR, MAS DEIXAR DE VIVER.. Pois é isso que acontece quando nos deixamos vencer pelas vozes e deixamos de tentar viver por nossos sonhos)

    Beijos, Amada! Adoro vir aqui <3
    Yasmim do SE ESSE MUNDO FOSSE MEU
    (yasmimsramos.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Thaís, nesse momento, acabei de ler esse texto lindo, e estou completamente chorando. Desde de quando eu vi que meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade pra mim, estou estudando muito. Tem dias que desanimo, e não estudo. Faço um curso pré vestibular, que é caro, e meus pais estão pagando com muito sacrifício. Esses dias pensei em desistir do curso, por que meus pais não estavam podendo pagar. Mas, minha mãe não deixou, ele insistiu que eu continuasse, ela disse que daria um jeito de pagar. Eu Penso em chegar Janeiro, olhar o resultado do Enem e não ser aprovada. Eu preciso tanto passar num federal. Seria uma felicidade para minha mãe. Mas, a insegurança, o medo, o desânimo toma conta de me. Meu nome é Joanna, tenho 20 anos. Moro no interior de Pernambucano. São lindos seus posts. Quando estou triste, olho suas mensagens. Sim, e também amo todas as músicas. Bjooos !

    ResponderExcluir
  3. Thaís, acompanho o blog e a sua página no face a tanto tempo e só Deus sabe o quanto tenho sido abençoada com isso. Os seus textos me fazer crer que o melhor virá e que todo esforço vale a pena. as vezes me encontro tão desanimada e prestes a desistir da caminhada, mas ai eu entro nesse cantinho e ouço Deus falar comigo em cada palavra. O seu dom é incrível, nunca deixe ele de lado, lute mesmo e escreva, escreva porquê em suas palavras posso ver o reflexo de Cristo que há em você. ;)

    ResponderExcluir

 
Princesas adoradoras © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo