Ciúmes na amizade

quarta-feira, junho 24, 2015

Hoje vou falar um pouco sobre uma palavrinha que não gosto muito, pois ela causa danos e inimizades. Estou falando de Ciúmes ! Uma palavra  que tem destruído muitas amizades. O ciúme é algo que não agrada a Deus, se agradasse não seria ruim! É triste ver amizades sendo acabadas por conta do " ciúme " Quem nunca passou por uma situação de ciúme, não sabe o quanto é ruim.  O ciume não aproxima, e sim afasta as pessoas de você.




Existe vários tipos de ciúmes, mais quero destacar apenas dois : O ciúme inocente, que destaco como "normal"  e o ciúme possessivo e obsessivo, que destaco como o "prejudicial".  Ciúme pode ser algo normal na vida cotidiana, mas varia muito... Depende de quem sente, e como sente! 

  Antes de falarmos um pouco sobre os dois, quero te  lembrar uma coisa: Ninguém é propriedade de ninguém.  A não ser de Deus ! Pois sabemos que somos propriedade exclusivas dele. Fora isso, as pessoas que entram na nossa vida , são livres.  O ciúme aparece em todo tipo de relação com muita ou pouca  frequência , é dessa forma que sabemos se é saudável ou doentio. Cabe cada uma fazer uma auto análise de como se convive com as pessoas. 


É ótimo quando você e suas amigas estão sempre juntas, e se dão bem.. Quando todas são amigas, é bem suave, se tem briga e ciumes são os bobos, que não fere e nem machuca.. O qual chamamos de inocente .  Pra ter uma amizade saudável devemos aprender com as diferenças de cada um, respeitar o espaço e até o limite, isso se chama amizade. Na vida temos amigas pra tudo, pra rir, chorar, conversar, passear... Por ai vai! Então existe o ciúme normal , bobo e tranquilo, essa jamais distancia as pessoas.




Bom sabemos que na amizade nem tudo são flores, sempre teremos uma amiga que não vai com a cara da nossa outra amiga.. Ai eu pergunto : Como você reage a isso ? Você nesses momentos ´precisa ter muita sabedoria, e paciência pra ajudar sua amiga nessa situação! Se prepara normalmente ouvira: É você só quer saber de fulaninha, Ah pra ela você tem tempo, Me esqueceu, não se importa comigo...  por ai vai ,isso chega nem a metade rs  .

Bom se você não souber reagir, vai acabar sendo atingida pelas palavras... Tem pessoas que acham que são o centro das atenções, que sempre querem estar em primeiro lugar... E sabe eu não as culpo, sabe porque ? Porque não estamos nesse mundo pra julgar ninguém! Eu sei que cada comportamento existe um histórico... Sabe eu tive uma amiga que ela não podia me ver perto de ninguém, que morria de ciúmes, e dizia que eu iria deixa-la de lado...  A fala era sempre a mesma...  E no começo eu não sabia porque ela agia assim.. Foi ai que ela começou a se abrir comigo, e pude perceber a carência que ela tinha! Muitas pessoas são carentes e querem atenção só pra si mesma, mas não pode ser assim! 



Como lidar com o ciúme de amigas ?

Já sabemos que é nada fácil , trabalhar isso... Mas quando agente ama uma amiga agente quer ajuda-la.  O ciúme possessivo é perigoso e doentio , a pessoa que sente esse ciúme tem grandes danos em sua vida, se isolam, se excluem ... E acham que ninguém se importa com elas.  Pode ter certeza um ciúme possessivo é capaz de fazer uma  amiga se afastar de você  sem ao menos dizer o motivo. É  necessário tomar cuidado, e pedir nesse momento delicado a ajuda de Deus,  ele vai te direcionar em momentos assim! Se você não pedir ajuda a Deus, você se afastará da amiga que gosta, porque o ciúme doentio sufoca.  Existe algumas coisas que você pode fazer, destacarei abaixo!

1)  Antes de tomar uma  decisão, ore e busque saber o motivo de sua amiga agir assim! Lembre-se : Ela precisa de ajuda. Quando uma pessoa tem espaço no nosso coração, devemos manter e ser fiel , fazendo nossa parte!

2) O dialogo é de grande importância. Converse abertamente com sua amiga, explique a importância que ela tem na sua vida,  e tente mostrar a ela que ela ta errada! Sei que no começo ela não irar admitir. Mas tente de forma sábia, esses momentos são ótimos pra você falar : Você tem suas amizades alem de mim, e eu respeito, então tente entender que uma amizade tem que ser recíproca. Ou seja você também deve respeitar as minhas outras amigas, sabendo que isso não diminui a importância que tem pra mim!

3) Bom esse é o mais difícil rs  Mas tente de uma forma ou de outra aproximar suas amigas, sabemos que o ideal seria todas serem amigas.. Sugira algo se ela não aceitar, pelo menos você tentou.




A amizade é um presente de Deus, a vida sem uma amiga seria difícil né ? Amigos são anjos que Deus colocou aqui na terra pra nos ajudar! O inimigo odeia a amizade, sabe porque ? Porque ele sabe que juntos somos mais fortes, a Bíblia mesmo diz: O quão bom e agradável, é que os irmãos vivam em união.  Não permita que o ciúme acabe com sua amizade, mas também não alimente ! Seja sábia nas crises de ciúmes... Uma amizade verdadeira ela pode até ter uma virgula, mais nunca terá um ponto final.  Se você sente ciúme , encontre o caminho da saída! Não permita que isso te  atinga, isso só prejudica sua saúde emocional. E você se prejudicara em outros relacionamentos... Então não seja ciumenta, e se for, que seja ciumenta mais inocente, que é aquela que não machuca... Pense com carinho no post de hoje. Quem você precisa ajudar ? Seja um canal nas mãos do Senhor, e assim como eu , salve amizades ! 

Que Deus as abençoe !

A amizade é um amor que nunca morre ! ~ Mario Quintana

Beijos e abraços sinceros.

You Might Also Like

1 Comments

  1. Sempre digo que ciumes e crente não combina, porque pode ate parecer algo bobo, mas que gera desconfiança e se não vigiar torna-se um sentimento maligno e que nos torna capaz de feri ferozmente... gostei muito do post. O único jeito é pedir que o Espirito possa preencher nossos corações...

    Somos evangélicas e arrasamos

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!