Conversas entre solteiras

quinta-feira, setembro 17, 2015



A última vez que fiz uma compra pela internet foi em abril, segundo o site da Ponto Frio meu Kindle Paperwhite chegaria em no máximo sete dias. Vocês devem saber muito bem como foram os meus dias seguintes: a cada meia hora checa-se e-mail e site da loja; após a mercadoria ser despachada checa-se o trajeto e quando ela está finalmente nas mãos do entregador o relógio se torna nosso maior inimigo, esperando ansiosamente até que alguém vá gritar seu nome no portão e te entregar sua tão preciosa compra. Quando o assunto é namoro, a ansiedade na espera não é algo tão incomum e muitas vezes ela incomoda bastante. E pensamentos começam a nos guiar para uma concepção de que estar solteira é uma "maldição!"
De repente começa a ficar muito claro em sua mente que o normal é estar namorando, afinal a maioria das pessoas estão fazendo isso. O legal da vida é estar com alguém, é ter um namorado cheiroso que te leva pra sair no sábado à noite ou que sussurra palavras de carinho num domingo à tarde. E bem, você não tem nada disso! Seus sábados são resumidos à maratonas de seriados e longos filmes, e seus domingos são ocupados por todas as lições da escola ou textos da faculdade que estão pendentes... 
Só quero te contar uma coisa hoje amiga, na verdade quero desconstruir essa concepção de que estar solteira é uma maldição, bem NÃO É! E pra você entender isso melhor vamos destrinchar alguns tópicos.

- O que está no centro da sua vida?



Muitas garotas colocam o namoro e o casamento como os momentos mais especiais da sua vida, como se tivessem nascido apenas para isso, sabe? E não as culpo, esse costume faz parte da nossa sociedade, nós crescemos aprendendo que apesar de desejar e lutar por uma vida profissional, o que fará uma mulher feliz de verdade é o casamento. Nós crescemos vendo aqueles filmes da Disney com seus príncipes encantados e depois que crescemos Hollywood nos apresenta a seus homens musculosos e de sorrisos cativantes, que desestabilizam qualquer mulher...

E além disso, acredito que toda pessoa sente um vazio no coração, é como se Deus tivesse esquecido de encaixar algumas pecinhas e ao longo da nossa caminhada nós vamos identificando coisas ou pessoas que sejam capazes de preenchê-las, mas a verdade é que Deus deixou esse lugar vago porque Ele mesmo gostaria de habitá-lo! 

Moça, o vazio que você sente não será preenchido pelo cara mais bonito do mundo, pelo emprego mais sensacional ou sei lá, por todas aquelas viagens que você quer fazer... Essas peças só serão encaixadas quando Deus fizer morada em seu coração! A razão da sua felicidade não pode estar em coisas ou pessoas, ela deve estar em Deus, em primeiro lugar, porque apenas Ele é capaz de nos completar, tudo que venha depois tem o papel de nos complementar.   Portanto, a centralidade da sua vida deve ser o Senhor! 

- Propósito da solteirice 



Perái! Estar solteira tem um propósito? Claro que tem, meu bem! A Bíblia não nos presenteou com aquela bem ideia de que há um tempo para cada coisa debaixo do céu? Então, estar solteira faz parte dos planos de Deus para você. 

Diferente de uma mulher casada, mãe de 2, 3 ou 5 filhos, com uma casa para cuidar e um marido, a jovem solteira não tem as mesmas obrigações. Claro que isso não impede que a vida dela não seja corrida, ela pode ter emprego, faculdade, uma casa para cuidar, precisar cuidar dos pais, mas na grande maioria das vezes, alguém solteiro tem menos compromisso do que alguém que já é casado, e para essa pessoa Deus deseja que ela esteja em Sua obra.

"Tanto a mulher  não casada como a virgem preocupam-se com as  coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido." (I Co 7:34)

Claro que Deus deseja que tanto a mulher casada quanto a solteira estejam inteiradas em Seu trabalho, mas a solteira tem muito mais tempo para se dedicar. Enquanto uma mãe tem que abrir mão de um ensaio de louvor num sábado à tarde porque o filho está com frente, a solteira está com o tempo livre. Enquanto a casada tem que ficar em casa para cuidar dos filhos e do serviço de casa no fim de semana, a solteira pode ir fazer aquele curso de especialização que terá na cidade vizinha... Não é questão de uma fazer melhor do que a outra, é apenas questão de tempo livre! Uma mulher solteira pode se dedicar a obra de Deus e a tantas outras coisas boas, durante sua solteirice ela pode se tornar a mulher que Deus a chamou para ser!

"A melhor época para tirar o proveito máximo de cada oportunidade é quando se está solteira. Cada crente deve fazer bom uso do tempo. 'Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.' (Ef 5:15-17)"

- A solteirice não te condena 



Parece que nós solteiras fomos condenadas à viver esperando pelo príncipe, né? Por que vamos numa pizzaria no sábado se o príncipe não está aqui ainda? Pra que fazer aquela viagem dos sonhos se ele não está aqui para nos acompanhar? É como se nos privássemos das coisas boas e que tanto queremos da vida, porque só podemos fazer com o amado. Precisamos estar cientes que a vida está passando e que ela precisa ser vivida agora. O melhor da sua vida não deve ser guardado para viver só quando o príncipe chegar, viva-o agora, você merece o melhor!

No livro "À espera do Amado", as autoras Debby Jones e Jackie Kendall, contam a história de uma amiga universitária muito namoradeira que tinha tudo para casar logo, mas que surpreendendo-as a amiga demorou a se casar. Essa moça tinha comprado um jogo de porcelana da China, caro e especial, que ela guardara para ser usado quando se cassasse. Durante anos aquele jogo ficou guardado no armário, enquanto ela fazia suas refeições com pratos de papel e vidros baratos. Um dia Deus ensinou aquela moça que ela não tinha que esperar pelo cara da sua vida para cercar a sua vida de coisas boas e belas, ela deveria usufruir dessas coisas já. A moça foi até o armário e tirou o jogo de porcelanas de lá, ela merecia o melhor tanto quanto o seu príncipe. A moça passou a fazer suas refeições em grande estilo, porque ela merecia isso.

"Algumas mulheres param de viver e ficam à espera de um príncipe que virá até elas cavalgando um cavalo branco. Não possuem louças finas nem móveis bonitos. Não enfeitam sua casa e não fazem nada para torná-la aconchegante. Investem apenas no necessário para a sobrevivência porque esperam ficar ali apenas temporariamente. (...) Não acreditam que podem viver integral e satisfatoriamente sem um companheiro. Acomodam-se a uma existência medíocre. É como se negassem o que Jesus disse em João 10:10 (que veio para nos dar vida abundante). Você acha que apenas aqueles que se casaram têm o direito a uma vida abundante?" ( À Espera do Amado, página 16)

A vida não vai começar para nós quando o príncipe cruzar a nossa porta, ela começou desde que o médico nos tirou do ventre das nossas mães! Não espere o príncipe chegar para viver o melhor, viva agora e continue vivendo no dia que ele fizer parte da sua vida! Escolha suas louças, lute para formar a sua coleção incrível de móveis e tenha boas histórias, experiências e artigos para compartilhar com ele depois!

Você quer conhecer aquela cidade histórica? Então vá! Quer ir conhecer um parque? Vista seu melhor vestido, solte os cabelos, passe seu batom preferido e aproveite os dias de primavera que estão chegando! Só não se aprisione a uma vida simplória e sem dias coloridos, porque você está a espera de alguém, você pode muito bem esperar por ele enquanto brinca com sua caixa de lápis de cor!

Todas nós precisamos entender que só Deus será capaz de nutrir todas as nossas necessidades! A carência que você sente pode ser nutrida, quando você tem um relacionamento profundo com o Senhor. A solteirice deixa de ser uma maldição quando você passa a vê-la como um momento entre você e Deus, e ela passa voando quando você começa a viver! Comece a construir sua história, cresça profissionalmente, se divirta (sabiamente e sem esquecer os princípios!) e principalmente dependa completamente do Senhor! Vamos colorir nossa solteirice? 

You Might Also Like

4 Comments

  1. Oi, Thaís! Nossa, que texto *O* Amei, amei, amei. Uma coisa que eu sempre tenho comigo, é que neste período em que estou solteira, o importante é me aproximar mais de Deus, focar no meu crescimento nEle e ainda, focar nos estudos, na minha vida profissional. Namoro é responsabilidade, então merece o nosso foco também, mas como estamos solteiras, não temos esta responsabilidade ainda, então porquê ficar pensando só nisso, só vivendo em função de achar alguém para compartilhar o seu dia a dia? Certo, toda garota cristã sonha em encontrar o melhor de Deus, mas não é no tempo que a gente quer, então não há motivos para ficar desesperada, porque o tempo de Deus é perfeito e ele sabe quando estaremos "preparadas" para tomar esta responsabilidade, que é o relacionamento. Eu me pego imaginando como será, sabe? Como será conhecer o meu melhor de Deus, como será os dias da gente juntos... Isso não é errado, mas a partir do momento que essa ansiedade se torna prioridade, nada vai funcionar. Nossa prioridade sempre tem que ser Deus, aquele que sabe o melhor pra gente <3 Aproveitar a solteirice para avançar nos propósitos dEle pra nossa vida e ainda, realizar sonhos que você tem. Muitos outros chegarão quando o amado chegar, então por enquanto, vamos nos deixar viver sem a ansiedade exagerada. Parabéns pelo post! Beijos.
    http://www.thoughtsandadventures.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disso tudo, Ruhh! O fato de estar solteira nem deveria ser uma preocupação e a nossa ansiedade para o futuro amor deveria ser só uma coisa gostosa, quando sonhamos com ele, mas não transformamos este sonho em centro da nossa vida. As coisas seriam mais fáceis assim, mas costumamos complicar tudo, não é mesmo?
      Fico muito feliz por ter gostado do post, mil beijos!

      Excluir
  2. Vamos sim colorir.. :D Veei que texto! Veio na hora certa pra levantar a minha autoestima e a minha paciência, kkkkkkkk... Num piscar de olhos todos os seus amigos estão namorando e você ate começa a deixar de sair tanto com eles pra não ficar de vela, pooxa... Mas Deus é suficiente e precisamos viver intensamente...!!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto e eu já amava estar solteira agora Amo mais ainda porque posso servir a Deus verdadeiramente e posso fazer tudo o que eu gosto ficar solteira é bênção de Deus

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!