Quando a sua cabeça é cheia de vozes...

sexta-feira, outubro 09, 2015



Não tenho certeza se você já passou por isso, mas acredito que há uma grande possibilidade de ter acontecido sim. Sabe quando tudo está silencioso? Talvez numa madrugada de sexta para sábado, seu computador está desligado, sua playlist pausada e as luzas estão todas apagadas. Todo mundo dorme na sua casa, menos você. Por que? Porque diferente de tudo a sua volta, na sua cabeça há um milhão de vozes falando ao mesmo tempo! Você não é maluca por isso, fique tranquila! Mas essas vozes podem fazer um mal danado. Vou ressaltar que não estou falando de vozes espirituais, não tenho conhecimento no assunto para falar sobre, mas sim das vozes produzidas por sua própria mente e pelas pessoas a sua volta. Tudo que você ouviu ou pensou durante o dia começa a ganhar vida durante a noite, não é? 

No meu devocional de hoje, Max Lucado me lembrou dessas vozes e da diferença que há entre elas, algumas são positivas enquanto outras são terrivelmente negativas. Já ficou sem dormir depois de lembrar que o Enem está chegando? Da última vez que fiz a prova, passei as noites de sexta e sábado, do fim de semana do exame, praticamente em claro. Já surtou com a escolha de curso que você fez? Não é raro perder o sono ao pensar na vida após a faculdade ou ao refletir sobre seu atual relacionamento amoroso...

Além de lidar com nossas próprias dúvidas temos sempre que reservar um tempo para aquilo que ouvimos dos outros. Por exemplo, há alguns dias, em uma aula que faço com outros alunos de licenciatura, além de História, ouvi um garoto de Matemática dizer: "Ah, História não exige muito, o cara só precisa saber ler e interpretar." Cara, isso é só? Não falei nada com o garoto, não costumo me estressar com facilidade e nem gosto na verdade, mas isso foi horrível de ouvir. A opinião dele me deixou triste, não pela escolha de curso que fiz, mas por ele não ter respeito pela profissão dos outros. E se me virasse para ele e dissesse: "Ei cara, e você que só decora fórmulas? Você sabe que nem um terço das suas turmas vão dar atenção para a sua aula, né?" (Espera que o veneno está escorrendo aqui rsrs Perdão Senhor!) Mas enfim, só contei tudo isso para ilustrar o meu ponto.

O que o garoto disse não me deixou triste em relação ao meu curso, mas o pessimismo de certas pessoas sobre as escolhas que nós fizemos sobre as nossas vidas são dolorosos de se ouvir. E por mais que você diga: "Eu não ligo para o que fulano diz!", você acaba ligando em certo nível. 

Essas vozes são muito sérias, elas podem determinar o seu dia. Como Max Lucado diz: "As negativas enchem sua mente de dúvida, amargura e medo. As positivas fornecem esperança e força." Se dermos atenção a tudo, tudinho mesmo, que ouvimos podemos ser levados a fazer coisas que vão contra nossa própria vontade só para agradar alguém. Ressaltando que tem gente que fala coisas por bondade, que conversa com a gente buscando ajudar, mas tem aqueles que infelizmente só querer atrapalhar. 

Mas então, o que podemos fazer em relação a isso? Não dá pra ir no mercado e comprar um filtro de vozes. Ainda não inventaram isso. Também não funciona só se dizer: "Maria, não escute mais essas vozes! Não dê mais atenção a elas, entendeu?" Não é tão simples assim. Mas Max me ensinou uma coisa hoje que tenho que compartilhar com você! 

Em II Coríntios 10:5, na parte b do versículo, Paulo diz: "[...] e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo." Se você ler os versículos anteriores, entenderá que Paulo está dizendo que nós cristãos devemos lutar contra todos os argumentos e pretensões que se põe contra o conhecimento de Deus, ou seja, você pega todas essas opiniões que te cercam e não as deposita em seu coração, mas sim as coloca diante de Deus. Você faz do pensamento prisioneiro e o coloca diante de Deus para que o pensamento se torne obediente a Deus. 

Com isso aprendi que posso pegar todas essas vozes que rodam a minha cabeça e entregá-las nas mãos de Deus. Antes de acreditar, de me colocar em dúvida ou deixar que os meus princípios simplesmente caíam, posso chamar meu Melhor Amigo e contar tudo a Ele. Você pode contar a Deus sobre a confusão que está acontecendo dentro de você desde aquele preconceito que sofreu, pode falar sobre as dúvidas da vida profissional e as da vida espiritual. Pode falar do quanto fica triste pelo pessimismo que tem batido à sua porta e pedir força para superá-los. Deus está com você. Você sabe disso, não sabe? E por mais que Ele já saiba tudo o que tem acontecido, Ele deseja que vocês conversem, como Pai e filha, como grandes amigos. Conversar ajuda. 

Dar permissão para um pensamento negativo pode te impedir de fazer coisas extraordinárias, independente de qual área da vida estejamos falando. Talvez a opinião de alguém seja capaz de por para baixo aquele sonho maravilhoso que você tem! Talvez você mesma fure a vida ministerial que Deus tem para você por causa das dúvidas que surgem em sua cabeça e que você não tem coragem de obter respostas. Você pode se tornar alguém doente por causa da sua própria opinião ou as de outras pessoas sobre a sua aparência... Nós não percebemos o quanto as palavras tem poder e acabamos deixando entrar em nosso coração qualquer frase com um sujeito. 

Pense no seu coração como uma casa, você deixa qualquer um entrar nela? Você deixa que as visitas façam o que elas querem? Seu coração é um lugar tão importante quanto seu lar e merece ser guardado. Não deixe que qualquer pensamento entre, não deixe que seu interior seja bombardeado com ideias pessimistas. Se um pensamento novo bater a porta apresente-o a Deus e conversem sobre ele. Pensamentos negativos só tem poder para te deixar ainda mais para baixo. Já viu alguém dispersar com congestionamento com uma série de lamúrias? Não precisamos murmurar o tempo todo nem nos prender as lamúrias dos outros! 

"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida." 
(Provérbios 4:23)

You Might Also Like

2 Comments

  1. Thaís,vc não sabe o quanto esse texto foi importante pra mim,hoje msm eu estava pensando sobre a vida que eu estou levando e as confusões que me cercam,e não conseguia encontrar um caminho certo,obrigada,pelo texto e por estar sempre organizando alguns dos meus pensamentos.Obrigada por ser amiga de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus fico impressionada o quanto Deus nós ama e usa pessoas que talvez nunca encontraremos na vida! Esse texto falou demais comigo, Deus falou ao meu coração. Essa noite fui dormir 5 hrs da manhã por causa desses pensamentos, vida espiritual, ministerial e opiniões de terceiros. Tô aqui parecendo um zumbir rs pq não conseguir dormir 😕 Até pensar em sair da igreja abandonar tudo eu pensei 😭 Mas ai Deus vai e nos surpreende! Obg por ser canal de Deus para a minha vida, Deus te abençoe ❤

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!