Saudades do lar

quinta-feira, outubro 08, 2015




Há algumas semanas as pessoas deixaram de dormir mais cedo ou de fazer as suas atividades rotineiras de um domingo à noite para assistir o eclipse e a lua ficar vermelha. Antes, durante e depois do fenômeno natural cristãos usaram a internet para falar sobre a volta de Jesus, enquanto outras pessoas diziam o quanto somos neuróticos e não sabemos assistir a um evento qualquer da natureza sem dizer que o fim do mundo está próximo... Mas tudo isso não é o objetivo do texto, na verdade esses acontecimentos me levaram por outros caminhos e me fizeram perceber que devo sentir saudades de casa.

Não estou falando do meu lar terreno, é claro que sinto saudades da minha casa, gostaria muito de poder ter tomado o café da tarde com minha mãe e minha irmã hoje, mas a saudade - que é motivo deste texto - é a do nosso lar celestial. O céu é casa, sabia?

Quando olhamos para o céu o que sentimos? É apenas uma imensidão azul com nuvens de algodão? Ou o playground dos passarinhos e as rotas invisíveis dos aviões? Para mim sempre foi uma forma de olhar para o Senhor. Olho para as nuvens e O imagino lá em cima, olhando de volta para mim. O céu sempre foi um portal de comunicação pra mim, meio louco eu sei. O que percebo em mim é que quase nunca estou pensando e sonhando com o céu, sabe? Talvez você perceba isso em si também. Nós sabemos que iremos para lá um dia (eu creio, você também, amém?), sabemos que além da imensidão azul está o trono do Rei dos reis, mas será que temos pensado, sonhado e falado sobre o céu o suficiente? 

Marcela Taís, em uma das suas canções traz uma frase que retrata muito sobre a essência deste texto, "Por que pararam de falar do céu? Estamos amando muito essa vida daqui." E é verdade. Analise sua vida, analisarei a minha também. Enquanto crescemos aprendemos que é importante ir para a escola, ter boas notas, passar numa boa faculdade, ir bem nela, conseguir bons empregos, conseguir uma pessoa legal para casar e formar uma família... E entre tudo isso começamos a amar tudo o que nos envolve, uns amam os estudos, a vida acadêmica, outros amam carros, fotografias, livros, flores. E nós nos apegamos tanto a essa vida daqui que quando pensamos na volta de Jesus ficamos tipo assim: "Mas Jesus eu ainda não terminei a faculdade, nem conheci meu namorado! Jesus eu quero casar e ter filhos primeiro!" e mais uma lista enorme de coisas. Como se Ele tivesse que esperar o nosso tempo certo... Olha, não estou falando que essas coisas são ruins, ter metas na vida é maravilhoso e é o que nos faz avançar, mas precisamos colocar o Reino de Deus acima de tudo isso. Me pergunto: se Jesus voltasse agora eu estaria pronta para ir? Abro mão com facilidade de tudo o que tenho, que almejo e que sonho em ter para ir para o céu? A minha resposta é sim, quero que seja sim, vou lutar para que seja sim. 

Não devemos olhar para o céu como o escape dos lagos de fogo e da dor eterna, não devemos aceitar Jesus só para escaparmos, acho que nem funciona amigo. Devemos olhar para o céu como a nossa casa, a volta para casa. É como a história do filho pródigo, sabe? Ele retorna para o lar, volta para os braços do seu pai. Subir aos céus com Jesus será viver com Deus sem necessidade de mais nada, sem dor e sem lágrimas, será o amor puro. Será viver lado a lado dos nossos irmãos, será viver o Reino de Deus. É o encontro da obra com o Criador e é realizar eternamente o nosso maior chamado: adorar ao Senhor. 

Infelizmente nos apegamos demais a este mundo e nos esquecemos que estamos aqui apenas de passagem. Jesus mesmo disse em João 17:14 "pois eles não são do mundo, como Eu também não sou." Nos acomodamos tanto que o céu não passa de um lugar azul, que fica quente ou frio demais, nos esquecemos da nossa identidade celestial, que não nos foi dada por mérito próprio, mas pela grandiosa graça de Deus. Ainda em João, só que no capítulo 14, Jesus fortalece seus discípulos mostrando que eles não precisam ficar temerosos quanto ao futuro, "Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou." (vs. 1-4)    

Jesus é o caminho, o guia para a nossa volta para casa. Um dia, as portas do céu se abrirão para nós e poderemos finalmente conhecer pessoalmente, cara a cara, Aqueles que sentimos, cremos e por quem vivemos. Minha mãe costumava imaginar comigo, quando eu era criança, como as coisas poderiam ser lá em cima, nós imaginávamos ruas de ouro, um lugar tão claro, tão luminoso que os olhos humanos não suportariam, pensávamos em pessoas andando para lá e para cá, rindo, inteiramente felizes e completas ali. Tentava imaginar os momentos de adoração e o que mais poderíamos fazer lá em cima... Bom, acho que preciso de uma dose diária desta saudade, para não deixar que ela se perca com o dia a dia, sabe? Preciso manter o desejo de voltar para casa vivo! Espero que esse desejo seja imenso em você e que ele ganhe vida todos os dias. 

"Em breve você estará em casa também. Talvez você não tenha notado, mas está mais perto de casa do que já esteve antes. Cada momento é um passo dado. Cada suspiro é uma página virada. Cada dia é um quilômetro caminhado, uma montanha escalada. Você está mais perto de casa do que jamais esteve. 
Antes de notar, a hora da sua chegada terá chegado. Você descerá a rampa e entrará na cidade. 
Você verá rostos que esperam por você. Ouvirá seu nome falado por aqueles que amam você. E, talvez, apenas talvez - lá atrás, por trás das multidões - aquele que preferiu morrer a ficar sem você removerá as mãos perfuradas de dentro de suas vestes e aplaudirá." (Max Lucado)


You Might Also Like

1 Comments

  1. Que texto lindo! Muito verdade o que você falou... Nossa morada não é aqui, estamos só de passagem, por isso não deveríamos nos apegar tanto as coisas deste mundo né?
    Sempre que olho pro céu, Deus me faz lembrar que ele cuida dos passarinhos... E eu tenho muito mais valor que os passarinhos... Ele está cuidando de mim!
    ótimo texto! Deus abençoe, Steh
    www.papovirtuoso.com

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!