O Deus que honra




No último domingo tive o prazer de compartilhar com a igreja que congrego sobre as maravilhas que Deus tem feito por mim através do Princesas Adoradoras. Contei com lágrimas escorrendo pelo rosto sobre o livro e sobre quão gratificante é servir a Cristo através desta página na internet... A igreja glorificou e pode ver mais um testemunho do quão detalhista e amoroso Deus é. E embora meu objetivo ali fosse apenas engrandecer o nome dAquele que merece toda honra e glória, também acabei sendo honrada. As pessoas me olhavam com carinho, me disseram palavras de fé e encorajamento, e pude ver um brilho especial em seus olhos.

É assim que Deus faz, Ele é honrado através das nossas ações, mas não para por aí, Ele nos honra também. Muitos são aqueles que nos colocam para baixo, que lançam sobre nós palavras de maldição e baixo astral. Alguns não acreditam nenhum pouco no que somos capazes de fazer, nem levantam um dedo para nos ajudar. Mas enquanto essas pessoas nos lançam numa cova e mancham nosso manto com sangue, Deus nos vê, nos segura pela mão e acredita em nós.

Já parou para pensar nisso? Sério, é a coisa mais louca do mundo! Deus acredita em você! E Ele faz tudo o que for preciso, removendo todas as montanhas ou te ensinando a passar por elas para que você alcance os planos que Ele tem para a sua vida! Quer uma prova disso? Então vamos dar uma volta pelo livro de Ester!

Você se lembra de Mardoqueu? Foi ele quem criou Ester após ela perder os pais. A Bíblia diz que um dia Mardoqueu estava sentado em frente ao palácio real quando descobriu uma conspiração contra o rei, dois oficiais - Bigtã e Teres - planejavam assassinar o rei Xerxes (Ester 2:21). Mardoqueu contou a Ester para que ela informasse ao rei e ele tomasse providencias a esse respeito.

"Depois de investigada a informação e descobrindo-se que era verdadeira, os dois oficiais foram enforcados. Tudo isso foi escrito nos registros históricos, na presença do rei." (2:23)   

Voltamos a esse ponto mais tarde. Ao longo da história da rainha Ester também conhecemos Hamã, ele foi muito honrado pelo rei Xerxes, sendo promovido e recebendo uma posição mais elevada do que a de demais nobres do reino (3:1). Todos no palácio se curvavam e prostravam-se diante de Hamã, seguindo ordens do rei (3:2), menos Mardoqueu, e sempre que lhe perguntavam o por que dele desobedecer uma ordem real, ele lhes contava que era judeu. Talvez Mardoqueu pensava que Hamã não era digno de ser reverenciado ou que Deus não concordaria com ele se prostrando diante de um homem. Mardoqueu podia estar honrando seu Deus, mas Hamã não concordaria com aquilo.

"Quando Hamã viu que Mardoqueu não se curvava nem se prostrava, ficou muito irado. Contudo, sabendo quem era o povo de Mardoqueu, achou que não bastava matá-lo." (3:5-6)

Para se vingar de Mardoqueu, Hamã bolou um plano para executar todos os judeus! Xerxes foi imperador de um grande reino, com 127 províncias e por elas haviam judeus espalhados, com a aprovação do rei, Hamã ordenou que todos os judeus fossem executados. E como se não bastasse, em uma noite, após sair de um banquete oferecido pela rainha Ester, todo animado e satisfeito com seus planos e poder, Mardoqueu enfureceu Hamã ao não se prostrar mais uma vez diante dele.

"Naquele dia, Hamã saiu alegre e contente. Mas ficou furioso quando viu que Mardoqueu, que estava junto à porta do palácio real, não se levantou nem mostrou respeito em sua presença. Hamã, porém, controlou-se e foi para casa." (5:9-10)

Em casa, sua esposa - Zeres - e seus amigos lhe sugeriram que mandasse fazer uma forca e enforcasse Mardoqueu logo pela manhã após conseguir autorização do rei. Mas lembra do que eu disse no início deste post? Deus move montanhas! Naquela mesma noite o rei Xerxes acabou tendo uma insônia, é ele perdeu o sono, e decidiu que gostaria de ouvir alguma história do seu reino. Adivinha qual história foi lida para ele!

"E foi lido o registro de que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, dois dos oficiais do rei que guardavam a entrada do Palácio e que haviam conspirado para assassinar o rei Xerxes." (6:2)

Xerxes indagou aos seus oficiais se Mardoqueu havia sido honrado por sua atitude e após ouvir que não, pegou Hamã de surpresa perguntando o que um homem que havia agradado ao rei merecia. Hamã, posudo que só e achando que quem seria honrado seria ele, disse:

"Ao homem que o rei tem prazer de honrar, ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que ele leve o brasão do rei na cabeça. Em seguida, sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: 'Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!'" (6:7-9)

Então Hamã foi surpreendido ao descobrir que as honrarias que escolheu com tanto zelo e cuidado não eram para ele, mas sim para o seu maior inimigo: Mardoqueu.

"Então Hamã apanhou o cavalo, vestiu Mardoqueu e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando à frente dele: 'Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!'" (6:11)

Talvez Hamã tenha achado que Mardoqueu não passava de um sortudo, um desses caras que jogam na mega da virada pela primeira vez e de cara levam todo o prêmio, mas nós sabemos muito bem que quem estava movimentando as peças que formavam a vida do pai adotivo de Ester era Deus. Quando Hamã proclamava pelas ruas "Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!", na verdade ele estava dizendo que "Isto é o que se faz ao homem que Deus tem o prazer de honrar!". Quando Deus decidi honrar um filho Seu, Ele não mede esforços!

Por isso não busque sua honra com suas próprias mãos, não fique querendo fazer coisas só para provar para aquele que te humilhou que você é capaz de fazer. Lembro de uma vez na minha adolescência que um namorado da minha prima riu de mim quando disse que ao crescer iria ser jornalista. Durante algum tempo essa cena correu por minha mente, me lembrava da risada estranha dela e da falta de confiança que ele depositou em mim. Nós sabemos o quanto palavras são poderosas e o quanto o pensamento de uma pessoa sobre nós pode nos influenciar, quando perdi uma bolsa para estudar Jornalismo, voltei a me lembrar dessa cena. Em alguns momentos achei que deveria me formar em jornalismo para provar para ele e para algumas outras pessoas que eu era capaz sim! Mas a maturidade acabou me ensinando que não vale a pena fazer nada para mostrar a ninguém, o mais importante a ser feito é aquilo que realmente nos faz feliz. 

Enquanto você deixar Deus na frente, se dedicar a Ele e obedecê-Lo, Ele trará a honra no tempo certo e assim como canta Damares ela terá sabor de mel! Deus tem honrado um sonho que é dEle e meu, é uma coisa maluca toda essa história de livro, não sei dizer se é um sonho que começou com Deus ou comigo, sei que nossos sonhos se emaranharam e se tornaram um só. Acho que isso é uma coisa muito bonita de se viver: os sonhos que Deus tem para você serem tão fortes que crescem em seu coração ao longo da vida e sem que você perceba se tornam seus próprios sonhos, parte de você. Sonhos e metas que vão sendo construídas ao lado do Senhor, para primeiramente honrar a Ele e que também te fará felizes vão trazer a honra que você se quer imagina que merece!

Deixa que Deus cuida da honra, ok?


4 comentários:

  1. Que lindo Thaís! Acompanho o blog a bastante tempo e sempre sou muito edificada através dos textos. Que você consiga realizar todos os sonhos que estejam no coração de Deus com a plena certeza de que Ele envergonha as pessoas que desacreditam do que Ele mesmo já preparou para que nós vivêssemos! Bjoos!!

    blogilumiinar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Joana! Fico feliz em saber que o PA está cumprindo sua missão, que é a de levar Deus para mais perto de cada pessoa que passa por aqui. Que todas nós possamos viver os sonhos que Deus compôs para nós!
      Obrigada pela visita! Deus te abençoe,
      Beijos.

      Excluir
  2. Amém! Lindo texto!
    Verdade,no começo achava que era somente um sonho meu e percebi que já era um sonho De Deus. Sei que no tempo certo irá me honrar! 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, é desse jeitinho ai Rebeca! Confia, trabalha e descansa nEle ♥
      A honra de Deus vem!
      Obrigada por passar por aqui.
      Beijos, Paz!

      Excluir

 
Princesas adoradoras © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo