[Dica de Princesa] Orar é conversar com seu melhor amigo

domingo, janeiro 24, 2016




Na Dica de Princesa do último domingo (veja aqui), falei um pouquinho sobre a dificuldade de muitas princesas em realmente se verem como princesas e manterem um relacionamento íntimo com Deus. Além das dicas que trouxe, disse que traria hoje uma dica para manter seu relacionamento com o Rei, na verdade, farei uma série de posts com essas dicas, e no de hoje falarei em particular sobre a oração!

Para que uma pessoa desconhecida ou um colega venha a se transformar em nosso amigo, é preciso de muita conversa, não é mesmo? É preciso gastar (ou ganhar) longas horas ao lado de alguém que antes fora desconhecido, mas que agora anda compartilhando com a gente os momentos mais engraçados e os mais difíceis de sua vida, e vice-versa, além de estarmos construindo novos momentos juntos. Quando temos grandes amigos passamos horas conversando pelo celular, através de bate-papos na internet e pessoalmente e nunca o tempo é suficiente, porque sempre lembramos de uma coisinha que faltou contar e há aquelas risadas que fazem a barriga doer que também nos levam a conversar até mais tarde. E o engraçado é que nós conseguimos conversar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, menos com Deus.

Parece que existe uma barreira, um muro, entre nós que nos impede de contar para Aquele que nos criou sobre as coisas que acontecem no nosso dia a dia. Será que não conversamos com Deus por que achamos que Ele é ocupado demais para nos ouvir? Ou por que temos aquela concepção de que Deus é o Senhor, o Rei, muito poderoso, e que devo temê-lo, e por isso não posso perturbar o Rei com toda a minha porção medíocre de vida? Ora, Deus continua sendo grandioso, poderoso, o criador de todos as coisas enquanto você ora e Ele te escuta.  

Desde pequena, durante as aulinhas da Escola Bíblica Dominical, aprendíamos que falar com Deus e ler a Bíblia eram algumas coisas bem difíceis de fazer, não são missões impossíveis, longe disso, mas é porque tanto ler a Palavra Sagrada quanto falar com o Pai exige luta contra a nossa carne e contra o nosso maior adversário. Sabe quando você vai ler a Bíblia e bate aquele soninho? Ou justamente na hora que você ia orar a sua melhor amiga te liga para te contar aquela fofoca?! Nós acabamos sempre optando pela vontade da carne! Contudo, chegou a hora de tomarmos atitudes diferentes, você quer ter um relacionamento com Deus? Quer se sentir como a Filha dEle? A princesa que Ele te chamou para ser? Então, é preciso conversar com Ele, todo dia, de pouquinho a pouquinho. 

Para você que acha que Deus é ocupado, olha o que Ele diz lá em Jeremias 33:2-3:

"Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou, seu nome é Senhor: Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece." 

Deus não se contenta apenas em te ouvir, Ele deseja te responder também, e Ele fará isso de várias formas possíveis, por exemplo, através da Palavra Sagrada, de um sentimento no seu coração ou até mesmo falando literalmente com você! Tudo dependerá da sua disposição em buscá-Lo, do nível de intimidade criado entre vocês.

Já pra você que acha que Deus é importante demais para conversar com um serzinho tão pequenino:

"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!" (Tiago 4:8) 

Um Deus distante só será mesmo distante se você quiser deixá-lo assim. Deus está sentadinho no banco da praça te esperando, basta você chegar e sentar.  Deus não é mal educado, Ele não chega chutando a porta, Ele espera que você a abra para Ele, da mesmo forma é com a oração, você precisa convidá-lo para conversar. E é através dos seus diálogos com Deus que você contará a Ele sobre seus dias, suas lutas, dores e alegrias, e ouvirá dEle também, principalmente sobre o que você precisa mudar para ser quem Ele deseja que você seja.

E como devo orar? Tem gente que seleciona as palavras mais sofisticadas do dicionário para falar com Deus! Não precisa disso, embora Deus seja todo poderoso e grandioso, Jesus diz que Ele é nosso Pai, e como você conversa com seu pai?
- Queridíssimo pai, venho a sua excelentíssima presença para reafirmar o nosso vínculo...

Não precisa de nada disso. Deus quer que você seja você mesma. Crie sua própria forma de falar com Deus, claro que sempre com respeito, lembrando que precisamos ter temor a Ele, mas fique à vontade, converse sobre tudo e da forma mais confortável para você! Olhe as dicas de Jesus para uma oração verdadeira:

"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que está em secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito repetirem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem." (Mateus 6:6-7)

Ou seja, ore em um lugar íntimo, reservado. Ore de forma simples, como em uma conversa com seu melhor amigo. Não faça orações repetidas, elas também são um motivo pelo qual orar se transforma em um tédio, porque é todo dia a mesma coisa, é como ir a praia e sempre ficar apenas onde seus pés podem ser molhados, você nunca consegue mergulhar de verdade. E por que contar a Deus coisas que Ele já sabe? Porque Deus deseja ouvir dos seus lábios, para que o relacionamento de vocês desenvolva e porque é durante a oração que Ele pode cuidar do seu coração, pode limpar as feridas, trazer refrigério, afagar seus ombros cansados.  

Olha este conselho da Joyce Meyer:

"Inclua o Senhor nos seus pensamentos, suas conversas e em todas as suas atividades diárias. Não corra para Ele apenas quando estiver desesperado; fale com ele no supermercado, enquanto dirige seu carro, penteando seu cabelo, levando o cachorro para passear ou preparando o jantar. Aproxime-se Dele como seu companheiro e amigo e simplesmente se recuse a fazer qualquer coisa sem Ele. Ele realmente quer estar envolvido em sua vida! Deixe Deus sair da “caixinha do domingo de manhã” onde tantas pessoas o guardam e deixe que Ele invada a sua segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e todos os domingos também. Não tente mantê-lo em um compartimento religioso, porque Ele quer ter livre acesso a cada área da sua vida. Ele quer ser seu amigo."

Semana passada comentei aqui na coluna Dica de Princesa, que para que você comece a se ver como uma princesa é preciso que Deus te fale que você assim é. Se o Criador não puder dar o valor a sua obra prima, então esta obra jamais descobrirá o seu valor e importância. É através da sua oração que você descobrirá seu valor em Cristo e tudo aquilo que Deus deseja fazer com você! 

Para você que tem um relacionamento difícil com Deus, que talvez já esteja meio descrente, não consegue mais ler a Bíblia, orar ou até mesmo cogita já levar uma vida longe de Cristo, te aconselho a não orar neste momento, mas sim ter uma conversa sincera. Experimente contar tudo a Ele, desabafe com Deus, fale o que está ruim, o que anda te incomodando, o que anda fazendo com que você não concordo mais com a Bíblia ou não a aceite como verdade. Se precisar chorar, chore. Se tiver vontade de gritar, grite. Ponha para fora tudo o que está te matando aí dentro. Deus não vai te julgar, Ele vai te ouvir até o fim. 


Lá em I Coríntios 13, o amor é descrito como paciente e bondoso, e que não se ira facilmente. E nós bem sabemos que este amor é Deus, então não espere que Ele saí correndo da conversa de vocês, Ele ouvirá até o final e te ajudará nas escolhas que terão que ser feitas a seguir. 


Pra você que tem dificuldade de orar, comece com poucos minutos, um pouquinho a cada novo dia, conte sobre as coisas simples, não deixe para orar apenas quando as coisas apertarem. Conte sobre o sorvete de morango que você tomou hoje ou sobre como a água do mar estava tão cristalina esta manhã! Vá de mansinho e dê espaço para Deus se achegar ao sue coração. Espero que você comece hoje um novo relacionamento com  o seu Melhor Amigo: o Pai!

"O propósito da oração não é mudar Deus, mas a nós."
Max Lucado.

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts


Compre o nosso livro!