O segredo para vencer o medo

sábado, fevereiro 13, 2016




"Não tenha medo." "Não tenha medo." "Não tenha medo." É mais fácil falar do que realmente não ter, não é mesmo? Fale para a menina que deixa o campus da faculdade às 22 horas, para não ter medo. Ela já leu sobre tantos casos de estupro dentro da universidade que não tem certeza se o medo poderá ir embora dela algum dia. Fale para uma mãe que vê seu filho sair toda noite com uma turma de amigos que está envolvida com drogas e Deus sabe o que mais, talvez temer já faça parte dela. Tem aquela moça também, que não consegue mais dormir. Ela passa as noites em claro, sente que há alguém no quarto com ela, vê vultos na parede, sente um aperto no coração. Nas poucas horas em que consegue dormir é assombrada por pesadelos terríveis e muito reais. Será que dá pra mandar todos esses medos embora?

medo
substantivo masculino
  1. 1.
    psic estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.
  2. 2.
    temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio.

O medo pode ser muito produtivo em alguns momentos, ele pode nos afastar daquele grupinhos de colegas que só se metem em coisas erradas, pode evitar que passemos por uma rua deserta e pode até nos impedir de fazer certas escolhas que vão nos trazer sérias consequências, mas sentir medo o tempo todo, aquele medo que nos impede de viver, de ser feliz, ninguém merece, e foi por isso que Deus não incluiu o medo em nós. 

"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio."
 (2 Timóteo 1:7)

É claro que o medo surge e que nos abala, somos carne, mas precisamos ter a consciência de que se nós não podemos lutar contra ele, Deus pode, e Ele luta  a partir do momento que entregamos nossos receios a Ele. A chave para vencer o medo está em Deus. Porque

"No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." (1 João 4:18)

Em 1 João 4:8, aprendemos que Deus é amor, então que tal modificarmos o versículo 18? Em Deus não há medo, ao contrário, o perfeito Deus expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado em Deus. Com isso não quero dizer que você não tem um relacionamento com Deus, que você está errada e que não confia em Deus o suficiente, mas pode ser que nesta área, nesta situação da vida que te acarreta medo, você ainda não a tenha entregado nas mãos de Deus. Você não é a única, todo mundo faz isso. Parece que o que nos é mais impossível, mais difícil de ver uma solução, ao invés de confiarmos que Deus pode fazer, batemos muito a cabeça na parede para resolvermos por nós mesmos. Ou simplesmente não conseguimos esperar pela resposta de Deus. Assim, somos invadidos pelo medo e perturbados por ele.

Contudo, estou aqui para te dizer que Deus quer tirar este medo de você. Ele deseja que você volte a ter boas noites de sono. A senhora que está preocupada com o filho, continue orando, mas não mais se desespere, como diz uma antiga canção "mães de joelho, filhos de pé", Deus tem colhido suas lágrimas e palavras, e tem cuidado do seu querido filho. A moça que sai tarde da faculdade, fique alerta, tome os devidos cuidados, mas não se descabele, porque o Deus que conhecemos hoje é o mesmo de Isaías 41:10, Ele segura sua mão e te livra do mal

Não seja prisioneira do "espírito do medo", não permita que ele crie uma cadeia para você e te impeça de viver. Deus é aquele que nos liberta, é Ele quem expulsa o medo, com Seu amor, com Sua presença, com a Sua verdade - a  Palavra.

Em seu livro, "Campo de Batalha da Mente", Joyce Meyer nos alerta do quanto Satanás é astuto e estratégico. A longo prazo ele vai desvendando quem somos, o que tememos, do que temos receio. E tudo o que descobre a nosso respeito se torna arma em suas mãos. Como o pai da mentira (João 8:44) ele destorce nossos segredos, nosso passado, nossos pensamentos e usa para criar fortalezas em nossa mente que sejam capazes de nos aprisionar, de nos impedir de viver aquilo que Deus quer que Seus filhos vivam. Será que ele planta o medo em nossos corações? Tenho certeza de que sim! Reavalie os seus medos, será que eles são mesmo reais ou fruto de mentiras que o inimigo tem posto em seu coração?  

Como disse mais acima, Deus é a chave para expulsar o nosso medo, não apenas o Senhor, mas o nosso relacionamento com Ele. Precisamos buscar um nível de comunhão com Deus que nos permita confiar nEle independente do que esteja acontecendo conosco ou ao nosso redor.

"em Deus eu confio e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?" 
(Salmos 56:11) 

"[...] Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas?" (Romanos 8:31-32)

Deus é a força que você precisa para vencer seu medo. Não adianta eu escrever aqui "não tenha medo", é preciso que você ouça a voz de Deus te dizendo isso, e como Ele dirá? Pela Palavra, através de orações, pela boca de servos fiéis... Você precisa confiar no Senhor, deixar que Ele tenha espaço em seu coração para trabalhar. O grande segredo para o medo ir embora é este: confiar em Deus de forma completa, em todos os momentos. 

Enquanto você caminha por aquela rua vazia, clame por Ele. Quando o sono for embora e você ver ou até mesmo imaginar coisas, repreenda, o nome de Jesus é mais poderoso do que tudo, não há demônio nenhum que resista ao Seu poder. Quando os seus problemas forem maiores do que você, como as ondas em dias de tempestade, muito maiores do que os barquinhos, lembre-se que Deus não nos dá provação maior do que podemos enfrentar, e que é dEle mesmo que provém o socorro e solução. 

O medo tem que ir embora pelo poder de Jesus, pelo amor do Deus Pai e pela presença fiel do nosso amigo Espírito Santo. Quer nutrir sua confiança em Deus? O conheça verdadeiramente e lembre-se sempre do quanto Ele é bom!


   

You Might Also Like

1 Comments

Popular Posts


Compre o nosso livro!