6 características da moça virtuosa

sábado, março 19, 2016



Quando lia Provérbios 31 na adolescência apenas dois versículos saltavam aos meus olhos: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (v. 10) e “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.” (v. 30). Não que os demais versículos não fossem importantes, mas eles pareciam distantes demais da minha realidade enquanto adolescente, cada um daqueles versículos descreviam uma mulher esposa, mãe e íntima de Deus, um espelho para quem eu desejava ser no futuro.

No último dia 8, conversando com a Di (Edilene para os menos íntimos) ela me deu a ideia de escrever sobre as características da mulher virtuosa, poderia vir aqui e simplesmente expor Provérbios 31, mas o meu público é formado em sua maioria por adolescentes e jovens, e que assim como eu devem ter olhado torto para essa passagem da Bíblia por muito tempo, e não encontrado aquele elo de identificação com ela. Por isso, decidi sim trazer as características dessa mulher virtuosa, mas características essas que podemos carregar desde novinhas! Vamos a elas?

A moça virtuosa é...

É dedicada ao trabalho – Provérbios descreve uma mulher dedicada tanto ao serviço doméstico quanto a atividades comerciais (v. 17), ela é uma mulher atenta ao marido, aos filhos e aos afazeres de casa, mas também negocia terrenos, faz os lucros da família se tornarem em novas fontes de lucro. É uma mulher que não se entrega a preguiça (v. 27). Nós estamos em um século que tem aberto novas portas para as mulheres, nós agora podemos ir à escola, as faculdades e alcançar os cargos mais diversificados, se aprendermos a sermos comprometidas e dedicadas com os nossos trabalhos podemos ter grandes vidas profissionais, e assim como a mulher virtuosa, precisamos nos capacitar para sermos tão sucedidas futuramente em nossos lares quanto no meio profissional.

É boa administradora, criativa e cheia de iniciativa – Aposto que você tem uma porção de sonhos, entre eles deve estar aquela vontade imensa de conhecer um país no exterior. Talvez ir para a Disney? Londres? Ou Paris? O lugar não importa agora, o que desejo saber mesmo é: o que você está fazendo para realizar este sonho? Está juntando dinheiro? Está aprendendo a falar inglês, francês, espanhol? Uma moça virtuosa é boa administradora, ela sabe transformar seus sonhos em objetivos e é criativa o suficiente para gerar recursos para transformá-los em realidade. Saiba fazer bom uso do seu dinheiro e das portas que se abrem, seja uma moça com metas!

Ela gera respeito e orgulho para os seus – A Bíblia diz que o marido da mulher virtuosa é respeitado por todos em sua cidade (v. 23), porque eles conhecem o quão virtuosa ela é (v. 31). Nós não precisamos esperar ter um marido para trazer orgulho a ele, nós podemos e somos motivo de orgulho e respeito para os nossos pais, para os nossos amigos, para a nossa escola. Por exemplo, minha ex-professora do ensino médio vive dizendo que sou motivo de orgulho para ela e para a escola pelo que tenho feito através do PA. São nas pequenas coisas que trazemos orgulho para aqueles que nos rodeiam, seja sendo obediente aos seus pais, indo para a faculdade, se dedicando naquela porta de emprego que se abriu.



Fala com sabedoria e ensina com amor – Sabia que as suas palavras tem poder? Pense muito bem antes de usá-las. A mulher virtuosa escolhe profetizar ao invés de amaldiçoar, suas palavras são de benção (de sabedoria) e calmaria, e não de confusão e gritaria. Mais vale sermos mansas, profetas e termos autoridade no falar sem precisar ligar a caixa de som, do que nos aventurarmos por caminhos onde os xingamentos serão mais comuns e teremos mais guerras a enfrentar do que tempos de paz. Não é fofoqueira, não se dedica a mentiras, nem fala mal dos outros, não é rixosa, reclamona nem murmuradora. Ela é encorajadora e não fere com palavras afiadas, e quando ensina utiliza o amor como ferramenta. E aprende ao longo do tempo a compreender que aqueles que apontam uma série de acusações contra ela, não estão certos o tempo todo e podem muitas vezes estarem sendo movidos por falta de sabedoria. Esta é uma batalha e tanta, né? Mas são hábitos que precisamos adquirir todos os dias.

É bondosa, sensível ao próximo – busque ser uma moça bondosa, que é sensível aos outros, que procura enxergar a necessidade daqueles que estão a sua volta (v. 20). Uma mulher virtuosa é como um termômetro, ela sente o clima a sua volta, sente o clima na sua casa, na sua família, e busca através de Deus controlar esse clima, proporcionando momentos de reconciliação, de conforto, de paz e mudança. Nós, como adolescentes e jovens, podemos promover momentos assim com a nossa família, com os nossos amigos, entre o grupo de trabalho ou escola. Que sejamos sensíveis para ajudar fisicamente e espiritualmente! E para aprender a proporcionar essa paz entre aqueles que nos cercam, nós precisamos adquirir uma nova forma de ver a vida, forma esta que não esteja focada nos problemas, mas sim nas oportunidades!



Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro (v. 25) – Ao invés dos vestidos floridos ou das blusas com frases impactantes, que tal optar por força e dignidade? Força para encarar os desafios de cada dia, dignidade para ser uma moça que honra a Deus a cada momento.

Ao falar de dignidade, acabamos nos lembrando de que o nosso corpo é templo do Espírito Santo e não uma vitrine para que homens fiquem admirando o corpo que Deus nos deu. Ao se vestir de dignidade uma mulher opta por honrar a Deus através de sua vestimenta, abrindo mão da vulgaridade e transparência, e criando a consciência de que segundo a vontade de Deus ela deve se guardar para o seu marido e um dia ser sensual para ele. Lembrando que não adianta nada se guardar por dentro, mas ser toda solta dentro na sua mente, a santidade acontece dentro e fora de você!

E este ato de sorrir diante do futuro? Bom, essa moça simplesmente sabe em quem ela confia! Ela vive pela fé, depositando sua confiança naquele que tudo pode, e não apenas isso, ela faz a sua parte. A mulher de Provérbios 31 está sempre se precavendo para o futuro (v. 14), ela está atenta ao inverno e prepara formas de se aquecer. Como nós podemos nos preparar para o futuro?  Nos dedicando na escola, nos capacitando profissionalmente, nos dedicando na obra do Senhor, estudando a Bíblia e nos tornando abertas ao chamado que Ele nos dará. Nos preparando para sermos boas esposas e mães no futuro (oh coisinha difícil!). Nós sorrimos diante do futuro, porque não o tememos! 

***

Estas foram as 6 características que escolhi mostrar para vocês, mas mergulhando no texto bíblico podemos tirar muitos outros ensinamentos! Espero que possamos a cada dia nos tornar mulheres que buscam cada vez mais agradar e honrar ao nosso Pai celestial! Coloque em prática essas seis características e se torna uma moça virtuosa, segundo o coração de Deus! 

You Might Also Like

2 Comments

  1. Sim, espero cada dia mais me tornar uma moça virtuosa e assim servi melhor a Deus e aos que estão ao meu redor <3 Que Deus continue te abençoando com lindas palavras. Beijos de uma nova leitora daqui haha

    http://www.elajafoiverao.ga/

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!