Devo honrar meus pais mesmo se eles não me honrarem?

segunda-feira, março 07, 2016



 Devo honrar meus pais mesmo se eles não me honrarem? 

Quem convive com um relacionamento onde grande parte do tempo um dos pais ou os dois está sempre desonrando o filho, sabe o quanto a pergunta que abre este post é difícil de ser digerida. É quase cruel pedir a um filho que honre o seu pai quando este passa grande parte do tempo te lembrando do quanto ele te acha inútil ou te lança aquela série de xingamentos desprezíveis... A desonra pode vir através da humilhação e da falta de respeito, e de inúmeras outras situações que só você, Deus e seus pais viram.

Estou aqui para tentar te dar a resposta da pergunta feita acima. É possível honrar? Sim, é possível. E você precisa fazê-lo. Por favor, não pira! Vamos guiar este texto devagar.

Por que honrar meus pais?

O 5° dos 10 mandamentos que Deus revelou a Moisés diz: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá." (Êxodo 20:12) É um mandamento tão valorizado por Deus que é mantido também no Novo Testamento: "Filhos, obedeçam seus pais no Senhor pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe - este é o primeiro mandamento com promessa -para que tudo te ocorra bem e tenhas longa vida sobre a terra." (Efésios 6:1-3)

E que honra é esta pedida por Deus? É demonstrar respeito por seus pais com ações e palavras. É reconhecer a posição deles. Imagine uma escada, você está um degrau abaixo dos seus pais, porque eles tem uma autoridade sobre você, eles são referências.

O significado grego para honra é reverenciar, estimar e valorizar. Esta é a honra que Deus nos pede, é olhar para os nossos pais e vê-los a um degrau na nossa frente, é compreender que eles tem uma posição superior a nossa. E esta honra deve ser mantida mesmo que os seus pais não mereçam, a honra não vem pelo mérito, mas sim pela posição que teus pais ocupam.

 Mas como honrá-los, Thaís?

 Uma vez questionei minha mãe sobre isso e ela me disse que a minha parte, a honra que deve fluir de mim, é uma responsabilidade minha e eu deveria fazê-la, porque Deus está de olho em mim, porque Ele enxerga o quanto eu tenho tentado ou desistido, e um dia eu seria recompensada por Deus por aquilo que fiz.

Não, não é fácil honrar quem não te honra, mas é preciso tentar e com a ajuda de Deus é possível. Não pense no merecimento, pense na posição deles e pense no quanto você é responsável por isso. A Bíblia não diz que nós só devemos honrá-los se eles nos honrarem de volta, não a opção de "se", é para honrar e ponto. Nós precisamos aprender isso, precisamos cumprir a nossa parte.

E como honrá-los? 

A honra acontece no dia a dia, é obedecer a uma ordem, é ouvir um conselho, é ter a compreensão de que seus pais viveram mais do que você, que possuem mais sabedoria e discernimento e merecem ser ouvidos por isso, então os ouça. A Bíblia diz em Provérbios 13:1, "O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão." Quando ouvimos nossos pais temos a oportunidade de repensarmos ações que seriam feitas por impulso e podemos ser livradas de erros que trariam graves consequências. 

Faz parte da honra valorizá-los, e isso precisa ser feito em vida! Infelizmente conheço casos de filhos que na velhice dos pais, enquanto estes estavam em cima de uma cama, precisando de atenção e cuidados para tudo, agrediram os pais, maltrataram com palavras e atitudes, e quando o momento da morte dos pais chegou sacudiam o caixão implorando a Deus que os trouxessem de volta. Precisamos honrar e valorizá-los enquanto estão vivos, após a morte não fará diferença. Valorize os pais que você tem, agradeça a Deus por tê-los dado a vocês. 

Mas devo fazer tudo, tudo mesmo, que meus pais mandarem?

Espero que estes pais que não tem honrado seus filhos, sejam aqueles que não conhecem verdadeiramente a Palavra de Deus, porque não é possível que alguém nascido e transformado pelo amor de Deus não tenha aprendido até hoje que assim como ele merece a honra do filho, é fundamental que ele também honre ao teu filho... Mas infelizmente, sabemos que isso acontece tanto em lares cristãos quanto em lares "seculares". Suponho que o teu pai não seja cristão, que não esteja vivendo como um verdadeiro filho de Deus, se este é o seu caso, então você precisa ter em mente que deve obedecê-lo desde que o que ele esteja te pedindo para fazer não seja contra a Palavra de Deus.

Temos o direito de desobedecê-los apenas em caso de suas vontades irem contra a vontade do nosso Pai Celestial, em casos como este devemos obedecer a Deus e não aos homens.

"Eu disse aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos. Eu sou o Senhor, o seu Deus; ajam conforme os meus decretos e tenham o cuidado de guardar as minhas leis." Ezequiel 20:18-19

Você precisa estar atenta ao que seus pais dizem e ao que Deus diz. Não vá usar como desculpa para qualquer coisinha o fato de Deus permitir que você desobedeça a eles em algum momento. Essa desobediência em nome de Deus acontece em casos delicados e devem vir com a certeza de que essa atitude é a que Deus realmente quer que você tome. Cuidado, hein! 

O que a honra gera? 
A honra gera vida! Outro dia vi uma reportagem no telejornal do meu estado sobre uma senhora simples e com um sorriso enorme que chegou aos seus 116 anos! Yeah! Dá pra imaginar! Ela viu as duas guerras mundiais, a Guerra Fria, a queda do Muro de Berlim, e mais uma enxurrada de acontecimentos históricos. Enquanto assistia a reportagem o que me veio a mente foi exatamente a ideia do quanto ela deve ter honrado seus pais.

Cumprir o 5º mandamento é plantar bençãos que colheremos no futuro, é uma garantia de longevidade, e também é colher honra. Honra gera honra, simples assim. Deus honrará aqueles que foram obedientes, como ser obediente se você passou a vida inteira descumprindo o primeiro mandamento com promessa? A escolha de honrar nossos pais trará grandes desafios, mas precisamos vencê-los. 

Honrar os nossos pais é como honrar a Deus! Lembra que tudo o que nós devemos fazer deve ser para a honra e glória de Deus? "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31) Seu relacionamento com seus pais tem honrado a glória de Deus?

"Enquanto aqueles que honram seus pais são abençoados (Jeremias 35:18-19), uma característica daqueles com uma “mente corrompida” e daqueles que não agradam a Deus nos últimos dias é desobediência aos pais (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2)." (Got Questions) 

"Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem." 
(Colossenses 3:20-21) 

O objetivo deste post não é fazer você achar que seus pais não merecem honra, só porque eles cometeram um erro. Lembre-se que seus pais não são perfeitos, assim como você erra, eles também o fazem. O meu objetivo aqui é conversar com pessoas que tenham vivido ao lado de pais que não tenham se comprometido a honrá-las nunca ou na maioria das vezes, é falar para aquelas pessoas que foram machucadas por seus pais, humilhadas, maltratadas. Minha fala não é de alguém que aceita covardias, não estou te aconselhando a continuar apanhando ou a ser violentada verbalmente, meu conselho é que você faça a sua parte como filha, respeite, valorize, honre e entregue a vida dos seus pais nas mãos de Deus. Cada um responderá por seus erros, lembre-se que Deus é justo, e que você pode encontrar nEle o pai carinhoso que você tanto precisa. 






   

You Might Also Like

1 Comments

  1. Bom minha mãe e meu pai e separado, minha mãe nunca teve aquele amor de mãe quando pequena, sempre foi excluída, e do jeito que ela foi tratada e me trata do mesmo jeito, não temos contato, minha ela tem muita ignorancia ela não sabe conversa, ela ja grita e muito dificil honrar ela

    ResponderExcluir

Popular Posts


Compre o nosso livro!