Moça, não se desespere! É tudo no tempo do Aba

terça-feira, julho 31, 2018

We Heart It


Desde a infância estabeleci metas e sonhos: terminar a escola, fazer faculdade, começar a trabalhar, namorar, casar, ter filhos... Na minha cabeça infantil e juvenil cada uma dessas metas tinha o tempo certinho para ser cumprida. Entre minhas datas importantes estavam terminar a escola aos 17 e a faculdade com no máximo 21, 22 anos. Estava tudo pronto e esquematizado na minha cabeça, e claro ia dar tudo perfeitamente certo! Só que não, né!

Por mais que nos avisem, nós não acreditamos que a vida pode seguir um caminho completamente diferente daqueles que nós planejamos. E foi assim que eu peguei um caminho inverso ao que eu tinha planejado:

Aos 17 anos, a escola foi concluída com sucesso. Só que aos 18, eu não consegui entrar na faculdade que sonhava. Tudo o que eu queria era fazer Jornalismo, mas não consegui entrar em nenhuma faculdade federal e quando eu ganhei uma bolsa em uma faculdade privada, acabei perdendo-a por não ter formado a turma do meu tão sonhado curso. Passei um semestre em casa, esperando pela oportunidade de me inscrever nos programas de bolsas do governo de novo, e em junho de 2014 eu entrei para a UFRRJ, para cursar História. 

História sempre foi minha matéria favorita na escola, mas era minha terceira opção de curso. Embora eu adorasse a disciplina, tinha muito medo da ideia de ser professora. Acreditava que eu não tinha nascido pra coisa. Então, fui pra Rural esperando pela oportunidade de fazer uma troca de curso interna, após estudar um semestre de História. Mas o que é que foi que aconteceu? Eu amei História! A oportunidade de trocar de curso não veio e eu acabei me encontrando na profissão que eu havia escolhido. 

O que muita gente já sabe - porque já contei aqui uma porção de vezes! - era que eu sonhava muito em estudar em uma Universidade Federal. Desde o 1º ano do Ensino Médio, eu ficava babando nas fotos do campus da Rural, e depois de me inscrever por dois anos no Sisu, eu finalmente tinha sido aprovada. Só que a Rural fica no Rio de Janeiro e eu moro em uma cidade escondida no sul do Espírito Santo. Mas eu implorei para os meus pais me deixarem ir e fui, né? Sonho é sonho. 

Estudei na Rural 1 ano e meio. Fiz 3º períodos de História lá, mas estar longe de casa doía demais. Sempre fui muito apegada a minha mãe e a minha irmã mais nova, e eu sentia que estava perdendo muita coisa importante na vida dela (alerta de irmã baboba!!). Também percebia que a minha escolha, apesar de ser maravilhosa para a minha vida profissional, tinha reduzido muita coisa na minha vida, por exemplo: eu quase não tinha mais momentos de lazer, só estudava, estudava, estudava; eu estava longe de todos os meus amigos e familiares, e por mais que tivesse feito amigos maravilhosos por lá, ainda me sentia só; eu não conseguia ir a Igreja e me envolver com a obra do Senhor como fazia quando estava minha minha igreja. 

Nas férias de 2015 vim para casa e decidi que não voltaria mais ao Rio. Tranquei a Rural e me matriculei em uma faculdade privada da minha cidade, e foi a melhor escolha que eu fiz. Tive muita - muita mesmo - dificuldade para arcar com as despesas da faculdade (uma hora eu conto isso melhor!), mas agora eu estou formando! Tive a oportunidade de ser inserida em sala de aula e descobri que eu amo dar aulas de História haha 

Mas o que eu pretendia dizer com esse post era que tudo bem a vida seguir um caminho diferente do planejado de vez em quando, principalmente quando você entregou tudo nas mãos de Deus! A Thaís de 8, 9 anos atrás ficaria maluca com as escolhas da Thaís atual, mas esta Thaís aqui está apaixonada pela carreira que escolheu, pelo quanto cresceu no campo emocional, profissional e espiritual com as escolhas que fez! As datas planejadas na infância também sofreram alterações, mas que importância elas tem? O Dono do tempo é o Papai, não a mocinha aqui! 

Tenha ciência de uma coisa: tudo acontece no tempo certo de Deus, afinal Ele tem o controle de tudo! E outra coisa: os pensamentos dEle são bem maiores do que os seus! Por mais grandiosos que os seus sonhos sejam, Deus tem uma mania bonita de escrever histórias muito mais lindas pra gente do que nós mesmos escreveríamos. 

Não quero dizer que você não deva estabelecer metas, prazos e ser uma pessoa determinada, você pode e deve sonhar e se organizar para alcançar o que deseja, mas não deixe que os seus planejamentos sejam o centro do seu coração, nem se tortura se as coisas se atrasarem um pouquinho ou tomarem um caminho um pouco diferente. O mais importante é permanecer confiança no Aba, sempre! Porque com Ele tudo dará certo, viu?

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts


Compre o nosso livro!