Como ter um relacionamento constante com Deus?

domingo, agosto 12, 2018



A sua vida com Deus se parece com uma montanha-russa? É um sobe e desce diário ou você tem mantido constância no seu relacionamento com o Aba? Recentemente, enquanto lia o livro/devocional Faaala Galera, do ministério JesusCopy, Deus falou profundamente comigo sobre a inconstância em que tenho mantido minha vida espiritual. Devido a faculdade, ao trabalho e as minhas correrias  diárias, dei muito mais prioridade ao mundo material do que ao meu relacionamento com Deus, deixando o Aba para depois, acreditando que quando as coisas se acalmassem, eu voltaria a ter um tempo digno com Ele.

Só que a correria é mais uma das desculpas que nos afastam de Deus, e não podemos nos deixar enganar por ela, porque quanto mais nos distanciamos mais difícil é o caminho para a reaproximação. É por isso que Deus tem me ajudado a mudar meus hábitos e gostaria de te dar uma mãozinha caso você esteja passando por um momento parecido.

O Salmo 1 tem muito a nos dizer sobre o tipo de pessoa que devemos ser:

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!" (v. 1-6 | N.V.I.) 

Ao analisar as palavras de Davi, podemos perceber que existem dois tipos de pessoa, a pessoa árvore e a pessoa palha. As pessoas do tipo árvore são conhecidas por sua constância, enquanto as pessoas do tipo palha são caracterizadas por ser volúveis e inconstantes. 

Douglas analisa que a primeira característica da palha é ser levada pelo vento. Pessoas palhas são aquelas que crescem muito rápido: quando querem desenvolvem um relacionamento com Deus rapidamente, se não oravam, agora oram 2 horas por dia; se não jejuavam, agora jejuam por 21 dias. Mal começam um relacionamento com Deus e já alcançam grandes altitudes. Só que a palha não tem raízes, e de repente caí. Com a mesma rapidez com que se aproximou de Deus, se afasta dEle. A palha também tem a necessidade de ser soprado o tempo todo, e aonde o vento leva, ela vai. Como isso afeta a vida de alguém? Geralmente, essas pessoas são guiadas por modismos e atualidades, sempre buscando algo novo, mais uma vez, não tem raízes. Quando as coisas apertam acabam sendo levadas, afastadas de Deus. Se a tempestade vem, a carrega. Se uma prova vem, logo acredita que Deus não está com ela ou não a ama...

Diferente da palha, a árvore passa por um longo período até o seu crescimento. O relacionamento entre a árvore e Deus se desenvolve com o tempo, sem pressa. A árvore permite que suas raízes cresçam e se espalham pela terra, ficando-se em lugares profundos. A árvore não tem pressa para crescer, pois cresce diariamente, constantemente. Quando a tempestade vem, a árvore não é carregada. As modinhas e as modernizações não a levam de um lugar para outro, pois ela se sustenta em suas raízes. "A árvore não [é frágil], ela aguenta o vento e suporta a tempestade. Se vier a doença, ela permanece, se for surpreendida por uma traição, permanecerá firme. por quê? Porque ela tem raízes que a fazem resistente." (Douglas Gonçalves, p. 28) 

Outra característica da árvore é que ela dá frutos, produzindo alimento para os outros, enquanto a palha é estéril e vive só para si. 

Pare e pense! Você tem sido uma árvore ou uma palha?

COMO SER CONSTANTE?

Se você tem vivido como palha, não perca mais tempo! A hora de melhorar é agora! Mas sem desespero, assim como a árvore você pode crescer devagar, para que suas raízes crescem de forma saudável. Está na hora de você repensar em como tem levado a sua vida, por isso vamos ler o versículo 1 do Salmo 1 de novo.

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!" (N.V.I.)
  

  • O que te influência?
Davi está nos fazendo as seguintes perguntas no versículo acima: Com quem você está andando? Onde você está parando? Onde você está se sentando? Em tempos de internet, celulares e tantas mídias, podemos acrescentar: que conteúdos você tem consumido? Quem são os seus conselheiros? Quem te influencia? Pare um instante e pense em todas as contas que você segue no Instagram, nos amigos do Facebook, nos canais que você é inscrita no YouTube... Você tem sido edificada com tudo que anda vendo, lendo e ouvindo? 

Será que estou parecendo neurótica? Há alguns anos atrás eu pensaria a mesma coisa. Diria que nem tudo que eu ouvia, lia ou assistia tinha poder algum sobre a minha mente, mas eu aprendi uma coisa nos últimos anos: tudo o que você coloca na sua cabeça de mansinho, por mais que você não acredite no início, vai se tornando mais atraente com o tempo, e se com o passar dos meses você não aceitar a ideia por completo, pelo menos ela vai parecer tolerável. Tenha muito cuidado com o que você tem colocado em sua mente e coração, talvez você esteja dando armas à Satanás, dando liberdade para que ele ataque o coração.  

  • Priorize o seu tempo!
Talvez você me diga que tudo bem assistir uma bobeirinha aqui e ali, porque você tem tirado um tempo para passar com Deus... Mas veja bem, o seu tempo com Deus equivale ao tempo em que você passa diante do computador/celular consumindo bobagens? Você é livre para ver qualquer coisa, mas só cuide meu bem, para que o que você assista não tenha poder para te afastar de Deus! Se você passa mais tempo com bobeiras do que com Deus, como renovará sua mente? Como não se deixará ser influenciada pelas coisas deste mundo se passa tão pouco tempo com Deus?

Por mais ocupada que você seja, separe um tempo para estar a sós com Deus. Analise as suas obrigações cotidianas... Sempre sobra um tempinho dedicado a "nada", talvez seja a Netflix, ao YouTube, a jogar conversa fora. Reserve um tempo para estar com Deus, encha-se dEle! 

  • Leia a Bíblia | Devocionais | Livros espirituais
Para ter as suas raízes fortificadas é preciso se alimentar das coisas certas! A Bíblia está cheia de ensinamentos preciosos e Deus quer te revelar tanta coisa! Passe um tempo do seu dia estudando a Palavra do Senhor! Não precisa ler tudo de uma vez, crie estratégias que se encaixem no seu dia a dia. O mais importante é ler e meditar no que você tem lido. O salmista nos ensina no Salmo 1, que a pessoa árvore medita na Palavra dia e noite! O que é isso? É não se esquecer do que as Escrituras dizem, mas meditar com a cabeça e com o seu coração em tudo aquilo que leu. Saboreie a Palavra do Senhor e deixe ela criar raízes em seu ser!

Devocionais e livros espirituais podem te ajudar e muito nesse processo de crescimento espiritual! Reserve um tempinho para essas leituras e deixe que Deus fale com você!

  • ORE!
Como ser amigo de alguém que você não conhece, com quem não conversa? É impossível! A oração é o que nos aproxima de Deus, é através dela que compartilhamos com o Aba nossas aflições, medos, frustrações, ao mesmo tempo em que contamos sobre os nossos sonhos, compartilhamos nosso dia a dia, e agradecemos por tudo o que Ele nos fez! Nossa alma precisa/anseia por ter esses momentos com Deus, torne a oração um hábito em sua vida!

Em I Tessalonicenses somos aconselhadas a nunca deixar de orar (5:17), e o que é orar a todo instante? É falar com Deus durante o seu dia. Seja no ônibus, no trabalho ou na escola. Conversar com Ele através dos seus pensamentos e também por sua voz! Compartilhe momentos com o Aba no seu dia a dia, Ele anseia em ouvir a sua voz! 

Você quer crescer como uma árvore? Então crie estratégias no seu dia a dia para estar com Deus, conversar com Ele e aprender mais dEle! Isso só te aproximará ainda mais de Deus e encherá a sua vida ainda mais de sentido. Você ficará cheia da água da vida e ainda jorrará na vida de outras pessoas! 

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts


Compre o nosso livro!