E.M.P.A.T.I.A

quinta-feira, março 07, 2019

Foto de Remi Walle


"'O que está escrito na Lei?', respondeu Jesus. 'Como você a lê?' Ele respondeu: 'Ame o Senhor, o sue Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento' e 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Disse Jesus: 'Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá'". 
— Lucas 10:26-28.

Para a Psicologia, a "Empatia" é um processo de identificação, onde um indivíduo se coloca no lugar do outro, e com base em sua visão de mundo (suas suposições e impressões), busca compreender o comportamento do outro. Segundo um dicionário online, empatia é a capacidade de se identificar com outro indivíduo, sentindo o que ele sente, querendo o que ele quer, apreendendo da forma como ele apreende. 

Empatia nada mais é do que amar o próximo como a si mesmo. Empatia é você estender a mão a quem precisa, é ser colo para quem precisa de conforto, é ser paz em tempos de tempestade. 

Em seu livro "Mulher de Impacto", Cristiane Tuma apresenta a tradução "ao pé da letra" da expressão empatia em inglês. Segundo ela, seria como "andar com os sapatos do outro". "Para experimentar a empatia em todas as suas dimensões, é como se eu precisasse saber onde o seu sapato te aperta e qual o desconforto te causa. Para saber se os seus sapatos te machucam, eu preciso primeiramente, calçá-los. Só assim, posso compreender com mais fidelidade o que acontece com seus pés durante sua caminhada." (Cristiane Tuma) 

A empatia nos tira da nossa zona de conforto, onde focamos apenas em olhar para o nosso universo, os nossos problemas, sonhos e aflições, para olhar para aqueles que estão a nossa volta. A empatia nos incentiva a nos colocarmos no lugar do outro para estender uma mão, dar uma palavra de consolo ou simplesmente um abraço. 

Embora a Bíblia não faça uso do termo empatia, a palavra está lá implicitamente muitas vezes. Deus é descrito como bom, benigno, misericordioso e compassivo (Sl 86:5). Os termos bondade, benignidade, misericórdia e compaixão, tão presentes nas Sagradas Escrituras podem ser entendidos como empatia. Ou seja, Deus é o maior mestre quando o assunto é empatia. Em Jesus, nós encontramos a empatia tornando-se carne e osso diante de nós: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O Verbo se fez carne e habitou entre nós." (Jo 1:14). Jesus se colocou em nosso lugar, sentindo as aflições da vida humana, enfrentando dores e dificuldades, e acima de tudo, levando consigo as nossas dores e os nossos pecados. 

Jesus se colocou em nosso lugar, calçou o nosso sapato. E nos ensina a nos colocarmos no lugar do outro também, servindo com amor e sabedoria. Hoje menina, seja empática! 

[Oração do Dia]

Senhor Deus, me ensina Pai a me colocar no lugar do outro, amando-os como a mim mesma. Me ensina a ser sensível a dor do meu próximo e a servir de acordo com a Sua vontade. Senhor, que nas pequenas atitudes do meu dia a dia eu possa demonstrar o Teu amor e brilhar a Tua luz. Senhor, também te agradeço pelo sacrifício feito pelo teu amado filho Jesus, Ele se colocou em nosso lugar, carregou sobre si as nossas dores e imundices, e por Ele nós somos sarados! Muito obrigada, doce Jesus! Em nome de Jesus, amém.


You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

O blog virou livro!

O blog virou livro!
Compre o nosso livro!

Bom dia, princesa

Bom dia, princesa
Nosso novo livro está em pré-venda, acesse o site da Editora UPbooks e descubra mais sobre esse livro que será benção na sua vida.