Onde está a sua felicidade?

quinta-feira, março 21, 2019




“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” 
— Filipenses 4:4

No dia 20 de março foi comemorado o “Dia Internacional da Felicidade” e uma chamada no jornal da minha cidade me fez refletir sobre uma questão: o que te faz feliz?  Logo comecei a pensar: onde está a nossa felicidade?

Vivemos em uma época em que muito se confunde “ser feliz” com “ter coisas” ou “conquistar metas”. De tempos em tempos, parece que a nossa sociedade estabelece os critérios para a felicidade e se não cumprirmos todos eles, não seremos felizes.

Nesses critérios, se você é adolescente, para ser feliz precisa ter muitos amigos, ser descolada, ser reconhecida na escola, ter um bom celular e fotos perfeitas no Instagram. Se você é jovem, precisa ter conseguido entrar na faculdade dos sonhos, ser apaixonada pelo curso que faz e ir tão bem, ao ponto de mal graduar e já está trabalhando na área escolhida. Também precisa encontrar o cara certo, gastar todas as suas economias no casamento e ter uma vida perfeita. Para as mulheres adultas, é preciso ter um ótimo marido, filhos obedientes, e estabilidade financeira... Os critérios continuam e quase sempre eles são fatores fundamentais para se alcançar a felicidade.

A pressão de alcançar esses fatores tem feito com que muitas pessoas mergulhem na depressão e na ansiedade, uma vez que se veem como incapazes de alcançar essas metas. Todavia, nossa felicidade não deve ser depositada em nada nem em ninguém, a não ser Deus. Sabe por quê? Porque tudo nessa terra é passageiro, é transitório, mas Aquele que não podemos ver é eterno (II Co 4:18).

Amizades chegam ao fim. Profissões perdem o valor. O dinheiro não compra tudo. Relacionamentos passam por inúmeras dificuldades e problemas — e você nunca deve desejar casar pensando que só um esposo te fará feliz, porque casamento não se resume a isso. Filhos crescem. Status não trazem felicidade, bem como curtidas no Instagram ou compartilhamentos no Facebook.

Nós mesmas somos descritas pelo salmista como um sopro, nosso tempo nessa terra passa rápido demais, como um vento ou uma sombra (Sl 144:4). Ao contrário de nós e das nossas coisas passageiras, Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13:8). Deus não é como um homem que promete, mas não cumpre. Deus não é como um homem que vive se arrependendo das suas escolhas. Deus não é como nós, falhas e propensas a erros. Ele não deixa de cumprir o que prometeu. Ele não deixa de agir (Nm 23:19). Nele precisa estar a nossa confiança, a fonte da nossa felicidade, porque tudo passará, mas Ele continuará o mesmo.

Isso quer dizer que você não vai encontrar felicidade nesta terra? Não é isso que quero dizer. Claro que você encontrará alegria em seus amigos, na concretização dos seus sonhos, no casamento e filhos. Todavia, quando nossa fonte de alegria é Deus, mesmo quando perdermos pessoas importantes, bens e sonhos, não chegaremos ao nosso fim, porque nossa alegria não está centrada apenas em tesouros passageiros, mas sim no Deus Pai. E enquanto a nossa alegria estiver depositada apenas nesses tesouros passageiros, nunca seremos plenamente felizes.

Quando nossa felicidade está depositada em Deus, nós encontramos razão para sorrir mesmo quando tudo vai mal, porque nós sabemos que não estamos sozinhas, temos certeza que Deus permanece o mesmo. A alegria e confiança depositada em Deus nos permite continuar crendo que a promessa se realizará, mesmo que não possamos ver um vestígio dela se quer no horizonte.

Por mais que tentemos depositar nossa alegria em pessoas, coisas, sonhos e status, somente Deus pode encher a nossa vida de alegria. Por isso, confie mais nEle, deposite no Pai sua fonte de alegria, seja dependente dEle mesmo. Porque como bem disse o salmista:

“Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!” (Salmos 146:5-6)

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

O blog virou livro!

O blog virou livro!
Compre o nosso livro!

Bom dia, princesa

Bom dia, princesa
Nosso novo livro está em pré-venda, acesse o site da Editora UPbooks e descubra mais sobre esse livro que será benção na sua vida.