Troque a sua preocupação por uma dose de fé

quinta-feira, março 28, 2019



Olá, realezas! Como vão vossas altezas? 
Há algumas semanas, comecei a postar em nosso perfil no Instagram uma série chamada "Vida de Garota Cristã", onde quero abordar vários temas que envolvem a vida de uma filha do Rei. Meu anseio é poder conversar com vocês, tirar dúvidas, compartilhar experiências e aprendermos juntas. Além de postar em nosso IG, estarei postando os textos dessa série aqui no blog também, caso você não tenha Instagram. Te convido a participar dessa coluna comigo, comentando o que você tem achado, o que Deus falou com você e também me sugerindo temas que vocês gostariam de ver, beleza? Essa semana o Senhor comigo sobre preocupação, quero compartilhar com vocês um pouquinho do que aprendi...

***

Lembro que durante toda minha adolescência eu passava a maior parte do tempo sonhando e projetando o meu futuro. Tinha a data marcada para entrar na faculdade e concluí-la. Tinha a idade perfeita para casar, quantos filhos ia ter e até a cor dos olhos do marido (seriam verdes, acredita?)! Escolhi a profissão perfeita, projetei um bom trabalho e sonhei com o ministério que Deus havia entregue a mim sendo realizado. Estava tudo prontinho na minha cabeça, bastava o tempo chegar para viver tudo aquilo.

Só que, os anos passaram e meus planos não obedeceram a meus prazos, acredita? Eu não entrei na faculdade no dia exato em que eu imaginei, demorei mais seis meses além do esperado. Eu mudei a profissão... Ainda não conheci o futuro marido, e quer saber? Hoje eu não ligo mais pra cor dos olhos, e sim para o seu coração. E o que eu aprendi com isso tudo?

Bem, Jesus me ensinou que eu era preocupada demais com o meu futuro. Preocupada demais com tudo, sabe? E entendo que muitas outras garotas também são. Nós nos programamos para tudo e queremos que as coisas funcionem do nosso jeitinho, mas a vida não é assim, não é mesmo?

Lembro de uma vez em que eu ganhei uma bolsa integral, em uma faculdade superimportante do meu estado, para cursar Jornalismo. Imagine a minha empolgação! Pois é, só que tudo foi por água abaixo no dia em que fui fazer a minha matrícula na faculdade. A atendente me explicou que não havia formado turma para o meu curso e que consequentemente eu perdi a bolsa. Naquela hora eu senti como se o meu sonho fosse areia, e ele escorria entre os meus dedos sem que eu pudesse fazer nada.

Daquele dia em diante o Senhor me fez viver mais inúmeras situações em que Ele me ensinava: “Ei filha, você não precisa se preocupar, porque quem cuida da sua vida Sou Eu!”. É tão fácil esquecer isso em nosso dia a dia, né? Seria muito mais fácil se nós tivéssemos o controle da nossa vida, mas de fato não temos. E quanto mais insistimos em ter, mais preocupadas, angustiadas e doentes nós ficamos.

Ficar preocupada, ansiosa e angustiada quanto ao seu futuro, e principalmente, ficar assim quando as coisas não acontecem como o planejado, não te ajudam em nada. Só te faz mal, na verdade. É por isso que a Bíblia nos ensina a abrir mão da preocupação e em troca aprender a confiar em Deus. Assim escreveu o salmista: “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o sustentará; jamais permitirá que o justo venha a cair.” (Sl 55:22) Você não precisa caminhar por esta terra sozinha, moça. Você não precisa escrever o seu futuro sozinha, nem deve se preocupar se ele dará certo ou não. Deus tem prazer em ter a caneta da sua vida nas mãos dEle. Deus tem prazer em escrever a sua história, porque os pensamentos dEle para a sua vida são de paz, são mais altos e melhores do que os seus.

Isso não quer dizer que você não deva sonhar e estabelecer metas para a sua vida, você pode fazer isso sim! E também não significa que você vá confiar em Deus e pronto, cruzar os braços e só esperar a sua vida cair do céu. Confiar seu futuro ao Aba quer dizer que você não se descabelará se as coisas não derem certo, porque você não colocará seu coração nas suas metas, mas o manterá em Deus! Esse é o grande “X” da questão: onde colocamos o nosso coração. Porque se o depositarmos em nosso futuro, planos e objetivos, corremos o risco de nos decepcionar, uma vez que não temos o controle de nossos dias. “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?” (Lc 12:25-26). A sua preocupação não fará com que todas as coisas aconteçam perfeitamente, como planejado, na verdade, roubará sua fé em um Deus que tudo pode fazer!

Troque a sua preocupação por uma dose de fé! Siga o conselho dado aos Filipenses: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7) Entendeu o mistério? Você tem um sonho? Existe algo que você gostaria muito de viver em seu futuro? Então, apresente isso a Deus, ore sobre isso. Fale ao Pai o quanto você gostaria de viver esse sonho, mas também peça que caso não seja de Deus para a sua vida, que Ele não permita que aconteça.

Ser uma sonhadora não é ruim. Veja José! Quando os irmãos o viam zombavam dele dizendo “Lá vem aquele sonhador!” (Gn 37:19), movidos pela inveja e incompreensão. Contudo, José confiava no Deus em quem servia. Já pensou se por um momento José olhasse a sua volta e começasse a indagar a Deus o por que a vida dele estava saindo tanto do rumo... Imagine se ele desistisse, e começasse a caminhar por conta própria!?

Deus mostrava a José que ele seria um homem importante, ao ponto dos seus irmãos se prostrarem aos seus pés, em sinal de respeito, mas José foi jogado em uma cova, ficou aos pés dos irmãos, foi vendido como escravo. Quando as coisas pareciam ir bem para ele, sendo o braço direito de Potifar, a esposa de seu patrão o acusa de assédio! E lá vai José para prisão... José tinha tudo para duvidar dos sonhos que cresciam em seu coração. José viveu circunstâncias que gritavam aos seus ouvidos: “Seu Deus não existe! Se Ele existe, não liga pra você!”, “Seus sonhos? Fica no seu lugar rapaz, eles nunca vão acontecer!”. Mas os sonhos de José não eram meros sonhos humanos, eram sonhos que viam direto das mãos de Deus para o coração de José.

Quando nós confiamos o nosso passado, presente e futuro nas mãos do Senhor, nós aprendemos a deixar que Ele seja o autor da nossa história e a nossa vontade acaba se misturando com a dEle, quanto mais nós temos intimidade com o Pai. Quando você menos percebe, encontra inúmeros sonhos que foram escritos pelo próprio Deus enchendo o seu coração, e você anseia em viver cada um deles. O Senhor anseia em fazer parte da sua história. Não fique especificando qual área você entregará a Deus e quais você segurará com suas próprias mãos, crendo que será melhor assim. Entregue todas as áreas a Ele. Entregue toda ansiedade, todo medo, toda angústia e desespero. Creia que Deus tem grandes planos escritos para a sua vida e que ao segurar em Sua mão e confiar nEle, você está mais perto de viver esses planos.

Abra mão da preocupação e da ansiedade, e confie nAquele que dá de comer aos pássaros e veste os lírios do campo!   

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

O blog virou livro!

O blog virou livro!
Compre o nosso livro!

Bom dia, princesa

Bom dia, princesa
Nosso novo livro está em pré-venda, acesse o site da Editora UPbooks e descubra mais sobre esse livro que será benção na sua vida.