Um conselheiro, um amigo, um encorajador

sexta-feira, março 15, 2019



"Agora, porém, vou para aquele que me enviou, e nenhum de vocês me pergunta para onde vou. Em vez disso, entristecem-se por causa o que eu lhes disse. Mas, na verdade, é melhor para vocês que eu vá, pois se eu não for, o Encorajador não virá. Se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo." — João 16:5-8

O cuidado de Deus é incrível, você não acha? Quando Jesus subiu aos céus, o Pai não nos deixou sozinhas, enviando até nós o Espírito Santo, um amigo, um conselheiro, um encorajador. Em João 16:13, Jesus define o Espírito Santo como um Espírito da verdade, aquele que é capaz de nos conduzir a toda verdade. "Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer." 

Ao refletir sobre o Espírito Santo não consigo deixar de vê-lo como um guia. Você já teve a oportunidade de fazer um passeio por um cidade ou por um museu, por exemplo, com um guia? O guia é o responsável por te mostrar o que há de melhor na cidade, encontrando os melhores caminhos para você chegar até os locais de visitação, te auxiliando na compra dos ingressos, te indicando os melhores lugares para comer na cidade. Um bom guia saberá te explicar os detalhes históricos de cada local, os segredos da cidade e até alguns fatos peculiares. 

Ano passado eu fiz um passeio por Ouro Preto - MG com amigos da faculdade. Nosso percurso pela cidade foi todo orientado por um guia, que vez ou outra soltava umas histórias da carochinha que não colavam! Pense bem, nós éramos um bando de estudantes de História passeando por uma cidade histórica, estávamos em nosso habitat natural, e o guia nos encheu com algumas histórias nem um pouco próximas da verdade. Enfim, dependendo do guia seu passeio pode ser um fiasco, ou todo baseado em mentiras. 

Mas o Espírito Santo é uma espécie de guia diferente, porque Ele é o Espírito da Verdade. O Espírito Santo nos dá capacidade para discernir a verdade da mentira, nos mostrando no que crer em meio a um mundo que está absorto em engano. Quando recorremos ao Espírito Santo, Ele pode iluminar a nossa mente e nos dar compreensão espiritual sobre vários assuntos que permeiam a nossa vida. 

Ao decorrer da nossa caminhada nós precisamos tomar decisões sérias, estabelecer e formar os nossos princípios e valores, precisamos sanar dúvidas e estabelecer no que cremos e por que. O Espírito Santo é o guia que Deus nos enviou para nos ajudar a encontrar a Verdade. Você não precisa confiar em seu coração apenas, pode e deve confiar na voz mansa e suave do Espírito Santo. Peça ao Espírito Santo que ilumine a sua mente e te ajude a viver de acordo com a vontade do Senhor, lhe dando entendimento para tomar decisões importantes e para a construção do seu caráter de filha também. 

[Oração do dia]

Espírito Santo, torne meus ouvidos sensíveis a Tua voz. Antes de cada decisão a ser tomada, quero colocá-las aos pés de Deus, e através da Sua voz encontrar sabedoria sobre qual atitude devo tomar. Espírito da verdade, me ajude a discernir a verdade da mentira, e a caminhar sobre esta terra de maneira que agrade a Deus! Em nome de Jesus, amém!


You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

O blog virou livro!

O blog virou livro!
Compre o nosso livro!

Bom dia, princesa

Bom dia, princesa
Nosso novo livro está em pré-venda, acesse o site da Editora UPbooks e descubra mais sobre esse livro que será benção na sua vida.