Não se compare! Você é única

quinta-feira, maio 02, 2019


Comparação. Esta palavra te é familiar ou estranha? Em algum momento da vida você já olhou para outra garota e desejou ter a vida dela? Ou alguma coisa que ela tem? Acho que isso já aconteceu com a grande maioria, pelo menos uma vez na vida. Hoje fiz uma pesquisa sobre o assunto em nossas redes sociais, perguntando se as nossas leitoras se elas sofrem com a bendita comparação e a maioria respondeu que sim... Parece ser uma coisinha de nada, né? Mas a comparação é muito perigosa para nos acompanhar ao longo da vida, e por isso gostaria de conversar com você sobre ela hoje, no Vida de Garota Cristã.

A comparação, de acordo com o dicionário, é o ato de comparar, de analisar o que é semelhante e o que é diferente. Você está se comparando quando admira mais o look de uma blogueira e o deseja, enquanto detesta suas roupas. Está se comparando quando prefere mais o dom de cantar da ministra de louvor da sua igreja, do que o seu dom para o ensino. Se compara quando prefere a vida que aquela "ex-amiga" expõe no Instagram e não acha mais graça da sua. Sejam coisas grandes ou pequenas, a comparação nos faz preferir o que as outras pessoas são, tem e fazem, ao invés de gostarmos do nosso próprio universo! 

Pesquisando sobre o assunto, eu ouvi a Val do JesusCopy dizendo algo muito interessante a respeito da comparação. O que a Val disse que chamou tanto minha atenção foi que com a comparação você sempre saí perdendo. Ora você perde porque ao se comparar com alguém percebeu que é superior a pessoa, crescendo em seu coração a soberba e o orgulho. Ora porque você acabou concluindo que é inferior. 

A comparação é um tiro no nosso pé, porque ao olhar para a vida de outra pessoa e desejá-la (ou desejar porque qualquer coisa pequena e simples, como uma roupa, uma maquiagem ou um curso), nós não levamos em conta que somos pessoas completamente diferentes, vivendo fases diferentes da vida, com características únicas!

Gosto muito de uma análise que a pastora Helena Tannure faz em uma de suas pregações sobre a vida de Raquel e Lia, onde ela demonstra que Raquel tinha inveja de sua irmã e sempre comparava a sua vida com a de Lia. Como nós sabemos, Jacó trabalhou 7 anos para casar-se com Raquel, mas foi enganado pelo sogro Labão no dia do casamento, e acabou casando-se com Lia. Jacó conseguiu se casar com Raquel, comprometendo-se a trabalhar mais 7 anos pela amada. Durante os anos que se seguiram, Raquel e Lia travaram uma luta diária pelo amor de Jacó. 

Enquanto Lia tinha facilidade para dar filhos a Jacó, Raquel contava com a esterilidade. Embora fosse a mais bela dentre as irmãs e o primeiro amor de Jacó, Raquel não sentia-se satisfeita ao ver a irmã dando filhos ao marido. Em Gênesis 30, nós acompanhamos a trajetória das irmãs procurando meios de dar filhos a Jacó, seja por elas mesmas ou através de suas servas. 

O que Lia e Raquel não entenderam é que elas eram únicas! Lia não era igual a Raquel nem nunca seria. Raquel não era igual a irmã, apesar de compartilharem o mesmo sangue, e nunca seria capaz de ser. Deus nos fez únicas, e a prova disso está nas linhas que compõe as nossas digitais. Deus colocou em cada uma de nós talentos, habilidades e propósitos diferentes, o que nos singulariza de qualquer outra pessoa. 

Sabe qual é o grande poder da comparação? Ao se comparar com outra pessoa, você alimenta em seu coração a insatisfação, que produz a ingratidão. De repente, de um mero admirador de uma pessoa, você passa a desejar o que ela tem e detesta tudo o que lhe foi confiado por Deus. Esse é o grande perigo da comparação! 

Em muitas situações, a comparação nos faz desejar uma vida diferente e nós trabalhamos para alcançar certas coisas não porque aquilo nos fará bem, mas porque outras pessoas os tem. A comparação nos leva a tomar muitas más decisões, como ficar endividada comprando roupas, por exemplo, só para nos parecermos com quem nós não somos.

Parafraseando a Val, nós temos que parar de olhar para os outros e passar a olhar mais para nós mesmos. Em que sentido? Olhar para a nossa vida e enxergar quem somos de fato, compreendendo o que Deus fez por nós e continua a fazer! Mais do que ter, alcançar e "ser para o mundo ver", nós precisamos deixar que Deus trabalhe em nosso coração para Ele nos transformar em quem Ele nos criou para ser. E se existe alguém que podemos usar como meta de vida, como alguém a ser tomado como inspiração, este alguém é Jesus!

Lembre-se que Deus é um Pai amoroso, e se os pais terrenos, que são pessoas más são capazes de dar o melhor para os seus filhos, imagine o Senhor! Tudo o que Deus nos dá é para o nosso bem, por isso, precisamos entender que cada "não" de Deus é o Pai trabalhando para que tudo coopere para o nosso bem. 

Digo mais uma vez: você é única! No universo todo não há alguém que tenha exatamente os mesmos talentos que você, as mesmas vocações e habilidades! Tudo o que Deus colocou sobre a sua vida, te faz em um ser humano exclusivo. E em nossa singularidade, nós somos peças que se encaixam formando um corpo: o corpo de Cristo. 

Seus dons, talentos e vocações possuem um propósito precioso nas mãos do Senhor, e Ele anseia em utilizá-los como ferramenta em Sua casa — a Igreja. 

Pare de se comparar aos outros! Dê valor ao que Deus te deu, ao que Ele fez em sua vida e as promessas que Ele te entregou. Deus sabe exatamente o que dar para cada um, e cada particularidade irá compor um quadro que o Artista tem pintado. 

Mais do que se olhar no espelho e desejar ser outro alguém, mais do que ter, fazer e significar para a nossa sociedade, para o seu círculo de conhecidos, perca-se em Deus e se reencontre nEle! Deus quer te revelar quem você nasceu para ser: filha! Uma filha única. 

Seja você.

Ame as características que foram planejadas pelo seu Aba e deixe que Ele potencialize suas habilidades e dons! Deus tem  um chamado para cada um de nós, um propósito, um trabalho a fazer. Ah, e como fazê-lo nos traz alegria — por mais trabalho e sacrifício que tenhamos que fazer! 

Troque toda comparação, pela busca de descobrir quem você é em Deus e qual o propósito que Ele escreveu para a sua vida! Vai valer a pena, viu? Falo com propriedade.



You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

O blog virou livro!

O blog virou livro!
Compre o nosso livro!

Bom dia, princesa

Bom dia, princesa
Nosso novo livro está em pré-venda, acesse o site da Editora UPbooks e descubra mais sobre esse livro que será benção na sua vida.