O que fazer com a tristeza?

quarta-feira, maio 15, 2019




“Minha saúde pode acabar e meu espírito fraquejar, mas Deus continua sendo a força do meu coração; ele é minha possessão para sempre.” — Salmo 73:26.

Em seu livro “Lutando contra a incredulidade”, John Piper explica que em determinado momento da vida todos nós enfrentaremos o abatimento, a tristeza, contudo, cabe a nós escolhermos permanecer tristes ou encontrar esperança para continuar.

Estar abatida é como sentar-se em um canto escuro de uma caverna, remoendo as tristezas e as lembranças de tudo o que deu errado, enquanto não se é capaz de ver uma luz no fim da caverna. Quando a tristeza ganha espaço em nosso coração, ela rouba a fé que tem o potencial de nos fazer crer que apesar de tudo parecer dar errado, Deus não perdeu o controle da nossa história. 

Nesse mesmo livro, Piper afirma que a raiz do abatimento é a incredulidade na graça de Deus, ou seja, ficamos tristes e amarguradas quando deixamos de crer que Deus trabalhará ao nosso favor, que o Senhor trará o socorro e consolo. Quando nos entregamos a essa incredulidade, abrimos mão das armas espirituais que poderíamos usar para vencer a tristeza que abala a nossa alma.

Gosto muito dessa reflexão de Piper, porque ele mostra que a tristeza faz parte da vida humana, todas nós a enfrentaremos em algum momento, até Jesus a enfrentou quando estava no Getsêmani, pedindo ao Pai que se possível o afastasse da cruz! Talvez, espalhados por aí, muitos cristãos acreditem que devem estar a tal ponto satisfeitos com Deus, que nunca mais poderão se sentir tristes. Pode ser que até pensem que a tristeza é sinal de ingratidão, um pecado, mas não é não... Há uma grande complexidade em nossas emoções, mas há uma escolha que só nós podemos fazer: lutar contra a tristeza ou nos render a ela. 

Asafe também teve a sua alma abatida. Em si mesmo, ele não encontrou forças para resistir as tristezas que abatiam o seu espírito, mas ele fez uma escolha segura ao reconhecer que Deus era a força do seu coração, o porto seguro em que ele pôde descansar. Existem muitas tristezas que abatem a alma humana que podem destrui-la. Em nós, pode ser que não encontremos força alguma para suportar uma grande perda, uma traição, um abandono. Mas o que a fé nos diz é que não precisamos suportar essa dor sozinhas. Davi escreveu no Salmo 23:-2-3: “Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma.” O homem segundo o coração de Deus também sabia que haviam dias em que a vontade era se esconder na caverna e remoer as suas tristezas, mas ao invés de fazer isso, compreendeu que em seu Deus poderia encontrar o descanso e o refrigério que a sua alma tanto ansiava!

Princesa, um dia ou outro pode ser que a tristeza bata sua porta. Ela pode ser rude ao ponto de não bater e te pegar totalmente de surpresa. Quando esse dia chegar, não olhe para o céu e pense que o seu Deus te abandonou, nem ouse sentar na caverna da tristeza! Fale com seu Pai, mantenha a fé, Ele te conduzirá há um lugar de descanso e consolo.

***

Você pode ouvir nossos devocionais no Spotify e na Soundcloud.


You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

O blog virou livro!

O blog virou livro!
Compre o nosso livro!

Bom dia, princesa

Bom dia, princesa
Nosso novo livro está em pré-venda, acesse o site da Editora UPbooks e descubra mais sobre esse livro que será benção na sua vida.