17 de Fevereiro de 2020

Talvez você seja nova na caminhada cristã, ou mesmo já seja cristã há muito tempo, e tenha dificuldade de criar hábitos que fortaleçam o seu relacionamento com Deus. Em meio ao nosso dia a dia, é muito fácil se apegar aos nossos afazeres, ficar imersa em preocupações e obrigações, ou mesmo passar horas fazendo aquilo que o nosso coração deseja (Netflix, redes sociais, amigos, dormir). Mas o que sentimos ao fim de mais um dia em que nós fomos o centro de tudo? Em dias assim, eu me sinto completamente distante do meu propósito real e do meu Pai. Um dia desses nós conversamos sobre isso por aqui (confere depois), onde comentei sobre a importância de levar os nossos dias fazendo do Senhor a nossa prioridade e, eu disse que traria algumas sugestões de como estimular sua fé e tornar o Senhor prioridade em seu dia a dia.

Finalmente, consegui preparar este post com algumas sugestões. Espero que elas te ajudem, como tem me ajudado.

Devocional

Separe um tempinho do seu dia, seja pela manhã, na hora do seu almoço ou no fim do dia, e tenha um momento a sós com Deus. Neste momento você pode ler um devocional diário, um trecho da Bíblia, louvar e orar. Não precisa ser um tempo muito longo. Você só precisa abrir seu coração para ouvir a voz do Senhor e aprender.

Tem um episódio do Podcast da FamíliaJesusCopy em que eles discutem sobre a importância do momento devocional e dão várias dicas interessantes, recomendo muito que você ouça! (Acesse aqui)

Ouca conteudos que te aproximem do Senhor!

Não sei você, mas eu amo ouvir um podcast, uma pregação ou canção enquanto trabalho, estudo ou cuido das minhas obrigações diárias. Talvez se for pra sentar, parar tudo e ouvir uma pregação em casa você não conseguirá, mas enquanto está no ônibus em direção a escola ou trabalho, ou arrumando a casa, você consiga ouvir e encher o seu coração com um conteúdo edificante, que irá te alimentar e te ajudar a crescer na fé. Por isso, encontrar conteúdos bacanas que te edifiquem assim é muito bom. (Ah, tem um post aqui no blog com dicas de Podcasts cristãos, viu.)

Leia a Biblia

Durante muito tempo eu tive dificuldades para ler a Bíblia diariamente. Conseguia ler alguns dos livros e trechos, e sempre estava estudando algum tema, mas nunca conseguia me programar para ler diariamente, entende? Todos os anos eu escolhia um plano de leitura diário, lia algumas semanas, mas logo acabava abandonando. Utilizava como desculpa minha constante falta de tempo e ficava me enganando…

Mas quanto mais o tempo passava, mais eu tinha certeza de que isso precisava mudar. A leitura bíblica é fundamental na vida do cristão, porque a nossa fé vem pelo ouvir a Palavra (Rm 10:17) e ouvi-lá apenas nos cultos das nossas igrejas não é suficiente. Nós precisamos passar um tempo a sós com Deus, ouvindo o que Ele tem a nos dizer por meio das Sagradas Escrituras.

Para construir esse hábito, eu comecei a ler alguns livros bíblicos que chamavam minha atenção e que eu não tinha lido ainda por completo. Também comecei a ler em ebook, além de lê-la fisicamente em casa. (Eu tenho um grande amor e facilidade para ler no meu e-reader, e isso acabou me ajudando a construir o hábito de ler a Bíblia, sabe?). Depois de um período assim, escolhi um plano de leitura anual, em que eu leio em torno de 3 a 4 capítulos por dia e comecei a desenvolver o hábito de lê-la diariamente, mesmo nos dias em que estou cansada, ansiosa ou “nem um pouco afim!”, e hoje já percebo o prazer de sentar e ler.

Por que a leitura bíblica é tão difícil? Justamente porque o nosso inimigo luta para que não a façamos. Por isso, nós não podemos nos deixar levar apenas pela nossa vontade — porque a vontade de ler a Bíblia não vai adentrar em seu coração da noite para o dia. Nós precisamos insistir, criar um objetivo e tentar todos os dias, até se tornar um hábito, um prazeroso hábito.

Ore

Assim como a leitura da Bíblia, a oração não pode faltar na vida de um cristão, pois através dela nos conectamos com o Senhor, apresentamos nossa gratidão, nossas dores e clamores. Por meio da oração nós nos relacionamos com o Senhor, uma vez que a oração não é um monólogo, mas sim uma via de mão dupla, porque Deus nos ouve e nos responde.

Em I Tessalonicenses 5:17, Paulo ensina que devemos orar em todo tempo. Isso significa que você deve ficar trancada em seu quarto orando o dia todo? Não necessariamente. Mas sim separar um tempo do seu dia para orar, para conversar com Deus, pode até ser no seu quarto, em secreto, assim como Jesus nos ensinou. E ao decorrer do dia você também pode falar com Deus através dos seus pensamentos, uma conversa constante que não termina.

C. S. Lewis escreveu:

Deus não precisa da minha oração. Sou eu quem precisa dela. A oração me aproxima de Deus, revela a minha dependência, minha fome e sede por Sua vontade, Seu reino, Sua pessoa. A oração muda principalmente a mim – minha visão de Deus, do próximo, das circunstâncias.

Somos nós que precisamos conversar com Deus e não o contrário. Só conseguimos construir o hábito da oração, orando. Por isso, torne a conversa com Deus um compromisso diário.

Leia (ou escute) bons livros

Você gosta de ler? Então, por que não adicionar a sua lista de leitura obras que te aproximem mais do Senhor? Existem tantos títulos bons! Seja livros teológicos, de comportamento, reflexão, devocionais, de ficção e romance cristão… Tem muito conteúdo bom pra te ajudar, seja na forma de livros físicos, ebooks ou mesmo audiobooks! Entre alguns aplicativos que posso recomendar pra você que já usei e sou apaixonada estão o Kindle Unlimeted (programa de assinatura mensal da Amazon, com vários ebooks maravilhosos) e o The Pilgrem (um aplicativo cristão que disponibiliza audiobooks, estudos e artigos).

Eu não sou nenhuma especialista em hábitos, mas o que aprendi nesses 23 anos de vida é que nós só criamos hábitos quando começamos a praticá-los, não é verdade? Nós nos habituamos com as coisas a partir do momento que aprendemos a fazê-las diariamente. Foi assim com a escola, com os estudos, foi assim no trabalho e também é assim em nossa vida espiritual. O primeiro passo é reconhecer que Deus deve ser nossa prioridade e começar a dedicar nosso tempo a Ele!

E você, quais hábitos cultiva para estar pertinho de Deus?

Escrito por: Thaís Oliveira

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

receba as novidades


Inscreva-se no formulário ao lado e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.
 
 

Acompanhe os vídeos no youtube


desenvolvido por QRNO