“O Museu Casa de Benjamin Constant está situado em Santa Teresa, um dos bairros mais pitorescos da cidade do Rio de Janeiro. A bela casa de chácara foi construída no alto de ampla área verde, que no século XIX permitia a visão das habitações da parte baixa da cidade e da baía de Guanabara, encantou o eterno apaixonado por este cenário, e não precisou Benjamin Constant sequer conhecer todos os aposentos da casa para decidir-se, de cima da elevação, virou-se para a paisagem e disse: “Fico com ela”.
Em janeiro de 1890, Benjamin Constant mudou-se com a família para Santa Teresa, ocupando o imóvel construído por volta de 1860, por Antônio Moreira da Costa Santos, porém, não pode Benjamin Constant usufruir deste cenário por muito tempo, vindo a falecer, um ano depois, na madrugada do dia 22 de janeiro de 1891, um mês antes da promulgação da Constituição da República.”
Além de ser um passeio pela cultura, você acabará aprendendo um pouquinho sobre Benjamin, um homem que ajudou e muito no processo que levou nosso Brasil a ser uma república, e você acabará saciando outras curiosidades, coisas pequenas do tipo: “Será que tinha sorvete de pitanga naquela época mesmo? E se sim como era feito?”, “Como eram os quartos das garotas da nossa idade?”, “Como eram as casas antigamente? E as famílias?”
O museu tem como missão retratar esses pequenos detalhes e faz questão de te levar numa viagem no tempo!
“Benjamin Constant Botelho de Magalhães (Niterói, 10 de fevereiro de 1837 – Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1891), militar, engenheiro e professor, lecionou em diversas escolas do Rio de Janeiro, exercendo ampla influência sobre seus alunos. Na crise da Monarquia brasileira, tornou-se figura de destaque nos conflitos entre o Exército e o Imperador, participando ativamente da Proclamação da República e do Governo Provisório que se instalou em seguida. Depois de ocupar a Pasta da Guerra, foi o primeiro titular do Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos.”
Como já disse o museu fica no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, e já vou avisando que o bairro é incrível! Cheio de atrações, tem barzinhos rústicos, outros pontos históricos, restaurantes e uma infinidade de oportunidade que ainda não tive chance de conhecer… E que anseio conhecer para compartilhar com vocês!
Portanto, este foi o 7 on 7 atrasado de mês de março, espero que tenham gostado! Não deixem de me dizer o que acharam, viu?
Ah, não deixem de passar nos posts das outras blogueiras, elas sempre dão um show!
Danny Toledo
Oi Thaís, amei suas fotos, ficaram muito lindas. Tbm faço parte do projeto. bjs
quatroestacoes.blog.br
Thaís Oliveira
Oi Danny *-*, eu sei que você faz rsrs
Fico feliz por ter gostado, feliz mesmo!
Obrigada pela visita, beijos :*
Arte de Louvar
Oi Thais
Te indiquei pra responder a TAG Livros Opostos.
Olha lá no blog pra entender e participar!
Beijos!!!
http://aartedelouvar.blogspot.com.br/2015/03/tag-livros-opostos.html
Thaís Oliveira
Oi, princesa ><
Obrigada por indicar! Vou conferir. Obrigada pela visita.
Beijos :*
Ana Karla
Ahh Tais que lugar lindo!! amei as fotos em que você apareceu, ficou um amor!
http://www.byanak.com.br
Thaís Oliveira
ah, Ana obrigada rsrs
O lugar é lindo mesmo ><
Obrigada pela visita! Beijinhos :*
Danielle Barreto
Linda suas fotos, adorei!
http://blogdaniellebarreto.blogspot.com.br/