“Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti, tu és o protetor do órfão.” — Salmos 10:14
Você já foi machucada por alguém da sua igreja? Já foi humilhada, criticada ou mal compreendida? Se a sua resposta for positiva, você sabe na pele o quanto isso dói. Eu sei também. É triste, né? A Igreja, como o corpo de Cristo deveria ser um ambiente de paz e cura, um hospital para os doentes (ou seja, todos nós), mas às vezes também pode ser usada para ferir.
Nós não deveríamos ficar surpresas quando a nossa igreja nos fere ao invés de nos ajudar a curar, afinal, crescemos ouvindo que onde há a presença humana, também há o potencial de erros, falhas, dores e mágoas. Mas é muito difícil não sentir a dor após ser magoada, não é mesmo? É por isso que eu sinto a necessidade de falar sobre esse tema.
Porque após sermos magoadas, traídas, criticadas ou tratadas injustamente, é muito difícil não sentir. É muito doloroso, porque na grande maioria das vezes somos pegas de surpresa e pelas pessoas que menos esperamos. E por mais que lutemos, nosso maior desejo é fugir do lugar da ferida e não olhar mais para trás. O grande problema é que o lugar da ferida, também é o lugar onde encontramos o nosso Aba.
Infelizmente, muitas pessoas acabam abrindo mão do seu relacionamento com Deus e com o corpo de Cristo, após terem sido feridas por seus irmãos de congregação. Talvez essa não seja a intenção, mas quando elas passam a evitar a igreja que congregavam acabam ficando sem direção e se perdem do rebanho, o que com o tempo as afasta dos propósitos do Senhor.
Por isso, se você foi magoada pelas pessoas da sua igreja, entenda que abrir mão de fazer parte do Corpo de Cristo não é uma solução. Se você sentir necessidade de trocar de igreja e buscar em Deus a resposta para tal decisão, tudo bem, mas não pare de congregar. Não desacredite da igreja. Não desacredite da capacidade que o Corpo de Cristo tem de ser hospital, de ser local de cura, crescimento e fortalecimento espiritual.
Entenda que a igreja de Cristo não é um ambiente de pessoas perfeitas e que eventualmente nós seremos feridas e também podemos acabar ferindo algum irmão, mas que Deus usa situações como essas para o nosso crescimento. Também entenda que o fato de sermos imperfeitos não é uma desculpa para humilhar, ofender, julgar ou prejudicar um irmão.
Se você foi ferida, lembre-se:
Não desista do Corpo de Cristo porque você foi ferida. Não desista do seu relacionamento com Deus porque pessoas te feriram. Foque seus olhos no seu Pai, lá estará toda a verdade sobre o Evangelho e sobre você. Ah, e também seja o tipo de irmã que está buscando encorajar e ajudar, e não a machucar. Nós podemos fazer a diferença em nossa igreja, amém?
Lembrando princesa, que você pode ouvir nossos devocionais em primeira mão através do nosso Podcast que está disponível em diversas plataformas, como o Spotify e o Google Podcast. Se você nos seguir por lá receberá em primeira mão!