Estou aqui para tentar te dar a resposta da pergunta feita acima. É possível honrar? Sim, é possível. E você precisa fazê-lo. Por favor, não pira! Vamos guiar este texto devagar.
○ Por que honrar meus pais?
O 5° dos 10 mandamentos que Deus revelou a Moisés diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” (Êxodo 20:12) É um mandamento tão valorizado por Deus que é mantido também no Novo Testamento: “Filhos, obedeçam seus pais no Senhor pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe – este é o primeiro mandamento com promessa -para que tudo te ocorra bem e tenhas longa vida sobre a terra.” (Efésios 6:1-3)
E que honra é esta pedida por Deus? É demonstrar respeito por seus pais com ações e palavras. É reconhecer a posição deles. Imagine uma escada, você está um degrau abaixo dos seus pais, porque eles tem uma autoridade sobre você, eles são referências.
O significado grego para honra é reverenciar, estimar e valorizar. Esta é a honra que Deus nos pede, é olhar para os nossos pais e vê-los a um degrau na nossa frente, é compreender que eles tem uma posição superior a nossa. E esta honra deve ser mantida mesmo que os seus pais não mereçam, a honra não vem pelo mérito, mas sim pela posição que teus pais ocupam.
○ Mas como honrá-los, Thaís?
Uma vez questionei minha mãe sobre isso e ela me disse que a minha parte, a honra que deve fluir de mim, é uma responsabilidade minha e eu deveria fazê-la, porque Deus está de olho em mim, porque Ele enxerga o quanto eu tenho tentado ou desistido, e um dia eu seria recompensada por Deus por aquilo que fiz.
Não, não é fácil honrar quem não te honra, mas é preciso tentar e com a ajuda de Deus é possível. Não pense no merecimento, pense na posição deles e pense no quanto você é responsável por isso. A Bíblia não diz que nós só devemos honrá-los se eles nos honrarem de volta, não a opção de “se”, é para honrar e ponto. Nós precisamos aprender isso, precisamos cumprir a nossa parte.
○ E como honrá-los?
A honra acontece no dia a dia, é obedecer a uma ordem, é ouvir um conselho, é ter a compreensão de que seus pais viveram mais do que você, que possuem mais sabedoria e discernimento e merecem ser ouvidos por isso, então os ouça. A Bíblia diz em Provérbios 13:1, “O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.” Quando ouvimos nossos pais temos a oportunidade de repensarmos ações que seriam feitas por impulso e podemos ser livradas de erros que trariam graves consequências.
Faz parte da honra valorizá-los, e isso precisa ser feito em vida! Infelizmente conheço casos de filhos que na velhice dos pais, enquanto estes estavam em cima de uma cama, precisando de atenção e cuidados para tudo, agrediram os pais, maltrataram com palavras e atitudes, e quando o momento da morte dos pais chegou sacudiam o caixão implorando a Deus que os trouxessem de volta. Precisamos honrar e valorizá-los enquanto estão vivos, após a morte não fará diferença. Valorize os pais que você tem, agradeça a Deus por tê-los dado a vocês.
○ Mas devo fazer tudo, tudo mesmo, que meus pais mandarem?
Espero que estes pais que não tem honrado seus filhos, sejam aqueles que não conhecem verdadeiramente a Palavra de Deus, porque não é possível que alguém nascido e transformado pelo amor de Deus não tenha aprendido até hoje que assim como ele merece a honra do filho, é fundamental que ele também honre ao teu filho… Mas infelizmente, sabemos que isso acontece tanto em lares cristãos quanto em lares “seculares”. Suponho que o teu pai não seja cristão, que não esteja vivendo como um verdadeiro filho de Deus, se este é o seu caso, então você precisa ter em mente que deve obedecê-lo desde que o que ele esteja te pedindo para fazer não seja contra a Palavra de Deus.
Temos o direito de desobedecê-los apenas em caso de suas vontades irem contra a vontade do nosso Pai Celestial, em casos como este devemos obedecer a Deus e não aos homens.
“Eu disse aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos. Eu sou o Senhor, o seu Deus; ajam conforme os meus decretos e tenham o cuidado de guardar as minhas leis.” Ezequiel 20:18-19
Unknown
Bom minha mãe e meu pai e separado, minha mãe nunca teve aquele amor de mãe quando pequena, sempre foi excluída, e do jeito que ela foi tratada e me trata do mesmo jeito, não temos contato, minha ela tem muita ignorancia ela não sabe conversa, ela ja grita e muito dificil honrar ela