8 de Maio de 2019
Uma das minhas leituras deste foi foi o clássico da literatura cristã “O Peregrino”, escrito pelo pregador inglês John Bunyan, ainda no século XVII.
Um grande clássico para uma nova geração de leitores. Esta edição de O peregrino traz várias inovações. Resgata o texto integral da obra e divide o livro em dois volumes, como na publicação original (século 17). A nova tradução (1999) combina fidelidade ao texto de Bunyan com linguagem atual. O peregrino é uma narrativa cheia de emoção e suspense. Bunyan relata a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial. No decorrer da aventura, ele se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes alegóricos, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom e Vigilância. Passa por lugares sombrios e medonhos, como o Desfiladeiro do Desespero, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades e o Rio da Morte. Surge em cada encruzilhada um novo desafio que ameaça sua chegada ao destino final. O enredo mescla-se à interpretação simbólica, e o resultado é uma incrível experiência literária e espiritual. O peregrino é a maior obra de ficção na história do cristianismo. Para milhões de leitores, a história de Cristão serve como supremo modelo de perseverança em meio a dificuldades.
Editora: Mundo Cristão | Ano: 2013 | P. 224 | Disponível no Kindle Unlimited
Durante a infância e juventude, Bunyan fazia parte da Igreja Anglicana (a igreja oficial do reino inglês), mas após enfrentar uma série de desafios e problemas familiares, John desvinculou-se da antiga igreja, e passou a fazer parte de um grupo cristão independente. Bunyan dedicou parte da sua vida a pregar, mas como não era mais membro da Igreja Anglicana foi perseguido e preso duas vezes. Foi durante a segunda prisão, que Bunyan começou a dar vida ao livro “O Peregrino”, como uma forma de se fortalecer, e também incentivar sua família e congregação a se manter firmes.
Há quem diga que a história do livro tenha surgido de um sonho que o próprio Bunyan teve, mas o que sei com certeza, é que o autor decidiu narrar a sua história a partir de um sonho. Ou seja, o narrador de “O Peregrino” é uma terceira pessoa que nos conta a trajetória de um homem chamado Cristão.
Cristão era um homem simples e comum, casado e pai, que um dia ouviu através de um homem chamado Evangelista, que a sua cidade seria destruída com um “fogo destruidor”. Aflito com essa ideia e com um peço enorme que carrega nas costas, Cristão decidi deixar a sua cidade em direção à Cidade Celestial, onde enfim poderá alcançar descanso e socorro para o peso que carrega. Ao contar a sua família o que tinha descoberto e a decisão que pretendia tomar, a esposa e os filhos acharam que ele estava louco. Quando as pessoas da sua cidade descobriram, também não exitaram em dizer que Cristão tinha perdido a cabeça de vez.
Contudo, contrariando sua família e conhecidos, Cristão deixa sua cidade e peregrina em direção à porta estreita. O caminho até a Cidade Celestial não é nada fácil! Inúmeros desafios e encontros imprevisíveis esperam por Cristão. A cada novo capítulo nós somos apresentados a um dos desafios de Cristão, alguns perigos no Pântano do Desespero, muitos aprendizados na casa do Interprete, sufoco e desespero no palácio do gigante e muita fé e perseverança na Feira das Vaidades.
Ao decorrer da peregrinação, Cristão encontra muitas pessoas também, algumas boas, outras más. Algumas companhias fazem de tudo para desestimular Cristão, incentivando-o a abandonar o caminho e correr atrás dos prazeres da vida, enquanto outras o incentivam a prosseguir e são como bálsamo enviado pelo próprio Criador.

Os personagens elaborados por Bunyan tem como nomes suas características principais, como por exemplo, o caso do próprio Cristão, que é assim chamado pela fé que professa. Ao decorrer do livro nós conhecemos outros personagens, como Fiel, Adulação, Flexível, Boa-Vontade, Piedade, Prudência, e tantos outros. Os nomes dos lugares pelos quais Cristão passa também possuem relação com os desafios e aprendizados contidos nesses lugares.
Em sua obra, Bunyan consegue unir a ficção com a realidade de uma forma magistral! A todo instante a peregrinação de Cristão se assemelha com a caminhada de todos aqueles que escolheram servir a Cristo. As tentações, os desafios, a perseverança e até mesmo as falhas de Cristão e dos demais personagens a quem somos apresentados, nos lembram o tempo todo do que significa seguir a Cristo até Sua Cidade Celestial.
Durante muito tempo eu ouvi falar por alto sobre esse livro e até cheguei a ver alguns trechos de um filme inspirado na obra, mas eu ainda não havia me rendido a história por pensar que seria um livro que não chamaria a minha atenção. Cheguei até a pensar que a escrita fosse rebuscada demais, e tal. Mas nada disso! A escrita de Bunyan é muito fluída e ao fim de cada capítulo, eu não consegui parar de pensar “Preciso ler mais um pouquinho…”!
Além da narrativa maravilhosa, Bunyan fez questão de apresentar o embasamento bíblico que o inspirou em cada situação e em cada conselho dado por Cristão ou para ele. Na versão que eu li da Mundo Cristão (que inclusive tem uma linguagem mais atualizada) sempre há referência ao versículos utilizados como base.
Enfim, “O Peregrino” é um livro que nos faz refletir sobre a nossa própria caminhada com Deus e sobre o que temos feito enquanto caminhamos em direção a Cidade Celestial! Com certeza, ao concluir a leitura, pude sair com a bagagem cheia de aprendizados!
E só para concluir, “O Peregrino” é o 2º livro mais lido da Literatura Cristã, ficando atrás apenas da Bíblia. Desde o século XVII vem conquistando o coração de inúmeras pessoas ao redor do mundo, sendo traduzido para diversas línguas e publicado por inúmeras editoras!
Tem um vídeo em nosso canal com uma resenha sobre o livro! o/
Vou deixar aqui caso você queira conferir.

Escrito por: Thaís

Você também vai gostar

    Pureza é poder: por que Deus nos pede a pureza sexual?
    Resenha | Além do Esperado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

receba as novidades


Inscreva-se no formulário ao lado e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.
 
 

Acompanhe os vídeos no youtube


desenvolvido por QRNO