18 de Abril de 2019
— Você não vai dar certo.

— Isso aí não vai dar certo, não…

— Esquece isso, garota! Você acha que Deus ia te dar algo tão grande e difícil assim? Isso é coisa da sua cabeça.

— Coitada! Isso não dará fruto algum. 
Consegue ouvir as críticas? Elas chegam a nós o tempo todo, não é verdade? Às vezes em alto e bom som, às vezes entre sorrisos ou sussurros. Podem vir de pessoas que nos viram apenas uma vez na vida ou pessoas muito queridas.
Quando ouvimos críticas positivas tudo bem, por mais que elas doam no começo e nos coloquem contra a parede, logo percebemos que elas vieram para o nosso bem e nos ajudarão a crescer. Mas o que fazer quando as palavras ouvidas são lançadas a nós como julgamento, com aspereza, com desrespeito e falta de amor? Quantas vezes ouvimos coisas que tem como objetivo nos parar, nos enganar, nos afastar dos nossos propósitos e da verdade do nosso Pai?!
Quando essas palavras alcançam o nosso coração, elas podem fazer um grande estrago! Mas existe um homem na Bíblia que muito nos ensina sobre o que fazer com essas críticas. Você já deve conhecê-lo muito bem. 
Responsável por construir uma grande arca, Noé não foi escolhido para um grande chamado por ser um engenheiro ou arquiteto. Noé não era o homem mais popular e mais rico da sua cidade. Noé não era o homem mais capacitado. O que Noé era então? Noé era um homem justo. A Bíblia o descreve como a única pessoa íntegra de seu tempo. Um homem que andava em comunhão com Deus (Gn 6:9). O Senhor achou graça em Noé e o escolheu para uma grandiosa tarefa. Uma tarefa que despertou curiosidade, fúria, desconfiança e críticas entre as pessoas que o cercavam. 
Como você reagiria a ver um homem construindo um barco gigante bem longe da praia? Pareceria loucura, não é? 
Imagino os conterrâneos de Noé, passando por ele e perguntando-o:
— Pra quê um barco tão grande? O que você vai fazer com isso? Você está maluco? Isso não vai dar em nada!!
E quando Noé dissesse sobre o dilúvio que ele esperava… Xi! Quanta crítica, minha gente!
Contudo, a Bíblia diz que,
“Noé fez tudo exatamente como o Senhor lhe havia ordenado.” 
(Gn 7:5)

As críticas que Noé ouvira, a descrença dos seus vizinhos, a dificuldade de construir a arca e esperar pela chuva, não o pararam. 
Em Noé percebo um grande segredo para vencer as palavras duras e as críticas negativas: nós precisamos escolher a quem ouvir. Iremos ouvir as críticas ou a voz de Deus? Nós temos autoridade sobre nosso coração, nós podemos peneirar as palavras que ouvimos, permitindo que adentre ao nosso coração apenas o que for bom. A Bíblia diz que a língua tem poder para trazer tanto a vida quanto a morte, e quem gosta de falar arcará com as consequências de suas palavras (Pv 18:21). Nós precisamos ter consciência desse poder das palavras, tanto sobre as palavras que falamos quanto sobre tudo aquilo que ouvimos. 
Também precisamos nos lembrar que é fundamental cuidar do nosso coração, inclusive de palavras que vieram para frustrar nossos sonhos, matar nosso ministério e roubar nossa alegria. Lembre-se que a sua vida depende do seu coração (Pv 4:23), por isso, proteja-o, não deixe que qualquer palavra o alcance e coloque em dúvida a sua identidade. 
Quer uma dica? Sempre que você ouvir um conselho, uma crítica ou uma sugestão, pergunte-se: Deus me diria isso? Isso é de Deus pra minha vida? Se você crê nEle e pauta a sua vida nas Sagradas Escrituras, então não deve deixar que qualquer coisa entre em seu coração. A Bíblia nos revela tudo que é fundamental sobre a vida do cristão, lá você encontrará verdades a respeito de Deus e a respeito da vida que Ele escreveu para você. Tudo o que ouvir, você pode apresentar a Deus e a Sua Palavra, porque Ele dirá a você se é verdade ou não. Em Provérbios 2:6, a Bíblia diz que o Senhor nos concede sabedoria, que da Sua boca procede o conhecimento e o entendimento. Quando nós buscamos o Senhor, Ele nos concede discernimento para analisar o que as pessoas nos dizem e peneirar o que chega ao nosso coração. 
Mais uma coisa! Não perca de vista que você é Filha do Grande Eu Sou, e que se Ele te chamou para realizar uma tarefa, Ele te capacitará para fazer o que for necessário! Por mais grandioso e impossível que pareça, não há nada que possa limitar o poder de Deus sobre a sua vida. Por isso, encontre sempre as verdades sobre você e sobre o Deus que você serve nEle e em Seus Escritos Sagrados, e não nas pessoas que satanás tem usado para enganar você. 
Para finalizar a nossa conversa de hoje da coluna Vida de Garota Cristã, compartilho com você essa mensagem do pastor Deive Leonardo que muito falou ao meu coração e que me inspirou a escrever a nossa conversa de hoje.
Um beijo!
Fica na paz! ♥
Escrito por: Thaís

Você também vai gostar

    Você deveria se cobrar menos, minha menina
    Descansa em Deus, menina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

receba as novidades


Inscreva-se no formulário ao lado e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.
 
 

Acompanhe os vídeos no youtube


desenvolvido por QRNO