Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia estão em uma estação esperando o trem que os levará para a escola, quando algo começa a puxá-los, levando os irmãos a culpar um e outro, até que tudo a volta deles some e eles se encontram numa praia deserta. Será que estão em Nárnia novamente? Se sim, que lugar estranho será esse? E por que estão de volta?
Essas são as perguntas que rondam os nossos 4 irmãos favoritos, que após um ano no nosso mundo são levados à Nárnia para uma missão misteriosa. Após horas em uma floresta desconhecida, os irmãos acabam descobrindo que um ano no nosso mundo significa dezenas em Nárnia, seu palácio em Cair Paravel está em ruínas e algo muito ruim aconteceu com os narnianos.
Após conhecerem um anãozinho rabugento e cético, os irmãos conhecem a história de Caspian, jovem herdeiro do reino de Nárnia, que faz parte do povo dos telmarinos, que habitam Nárnia desde que Susana, Edmundo, Pedro e Lúcia sumiram. Nárnia está sendo governado pelo tio de Caspian, um homem detestável que assim como seus antecessores nega o passado glorioso de Nárnia e não mede esforços para permanecer no trono.
– Aslam! Querido Aslam! – soluçou. – Até que enfim!O grande animal deitou-se de lado, de modo que Lúcia caiu, ficando meio sentada e meio deitada entre as suas patas dianteiras. Ele inclinou-se e com a língua tocou o nariz da menina, que se sentiu envolvida pelo seu bafo quente. Ela levantou os olhos e fixou-se no grande rosto sério.– Foi bom ter vindo – disse ele.– Aslam, como você está grande!– É porque você está mais crescida, meu bem.– E você, não?– Eu, não. Mas, à medida que você for crescendo, eu parecerei maior a seus olhos. (pag. 358)
– Muito bem! – foram as suas palavras. – Depois de um silêncio terrível, disse com voz grave: – Susana! – Susana não respondeu e pareceu aos outros que estava chorando. – Você deixou que o medo a dominasse. Venha, deixe que sopre sobre você. Esqueça seus receios. Está melhor agora? (pag. 364)
– Parece que você se preocupa demais com a sua honra – disse Aslam. (pag. 390)
Esta resenha faz parte do projeto Lendo As Crônicas de Nárnia, que deveria ser terminado em um ano, mas não sei se serei capaz ;s, mas vou continuar mesmo assim. Para conferir as outras resenhas basta acessar os links abaixo: