18 de Março de 2020

Bom dia, Princesa! Tudo bem?

Débora, mulher de Lapidote, era profetisa. Era também juíza dos israelitas naquele tempo. Havia uma palmeira entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim. Débora sentava-se debaixo dela, e os israelitas vinham até ali para que ela julgasse as questões que eles traziam. — Juízes 4:4-5.

No livro de Juízes nós acompanhamos um período difícil da história israelita. Após a morte de Josué, as novas gerações foram esquecendo-se do Senhor e acabaram adorando outros deuses, pecando contra o Deus. Nesse período, o exército israelita ficou enfraquecido, porque o Senhor parou de lutar com eles, e as tribos eram constantemente invadidas e dominadas. Em meio ao sofrimento, de tempos em tempos o povo lembrava do Senhor e pedia socorro. Para ajudá-los, Deus começou a levantar juízes, pessoas que confiavam nEle, para liderar o povo e libertá-lo.

Débora foi uma dessas pessoas escolhidas por Deus, e além de ocupar o papel de profetisa, juíza e até estrategista de guerra, o Senhor a usou como uma grande conselheira. Em meio ao afastamento do povo da presença do Senhor, o que acarretava em desobediência as Suas leis, Débora foi um instrumento, aconselhando-os e os auxiliando, sentada bem debaixo de uma palmeira.

Deus também nos convida a aconselhar. Não é prazeroso quando somos aconselhadas por pessoas usadas por Deus? Por que não sermos essas pessoas também? Talvez você tenha receios de aconselhar outras mulheres, por não ter tanta experiência assim, mas lembre-se dessas palavras de Carolyn McCulley: “Não precisamos da autoridade da experiência pessoal para aconselharmos uns aos outros, porque a Bíblia é suficiente para essa tarefa. Mas realmente precisamos conhecer a Palavra.”

A nossa maior fonte de sabedoria não nossas experiências (é claro que elas podem ajudar), todavia, a maior fonte é a Palavra de Deus. Tendo conhecimento sobre as Sagradas Escrituras e relacionamento com Deus, nós encontraremos sabedoria para orientar e aconselhar aqueles que nos procurarem. Por isso, não tenha medo de compartilhar com outras pessoas um pouco daquilo que o Senhor tem te ensinado. Assim como Débora, nós podemos ser instrumento e orientar aqueles que estiverem passando por alguma dificuldade.  

Busque sabedoria e disponibilize-se a ajudar! Seja uma boa conselheira, menina.


Podcast

Lembrando Princesa, que em nosso Podcast nós disponibilizamos todos os nossos devocionais. Nos seguindo em alguma das plataformas, você tem acesso gratuito. Na nossa aba Podcast você pode conferir em quais plataformas nós estamos além do Spotify (que já deixo aqui pra você começar a dar play ♥).

Escrito por: Thaís Oliveira

Você também vai gostar

    Será que vale a pena (mesmo) esperar?
    ca-rên-cia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

receba as novidades


Inscreva-se no formulário ao lado e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.
 
 

Acompanhe os vídeos no youtube


desenvolvido por QRNO